Plantão

Quinari está entre as cidades do Acre com risco de dengue

Senador Guiomard está entre as 4 cidades do Acre em situação de risco no que diz respeito a dengue. É o que informa o site Portal Amazônia.De 22 municípios, apenas Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, e Quinari apresentam tal quadro.

Informações do portal dão conta de que dezoito cidades da Região Norte estão em situação de risco para a dengue, conforme anúncio do Ministério da SaúdeOs dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), apresentado na terça-feira (19).

O portal ainda informa que entre os municípios com maior concentração de focos de reprodução do mosquito transmissor da doença estão duas capitais: Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). 
Para intensificar as ações de combate à dengue, o Ministério da Saúde dobrou o volume de recursos adicionais repassados aos estados
Para intensificar as ações de combate à dengue, o Ministério da Saúde dobrou o volume de recursos adicionais
repassados aos estados

A situação mais preocupante está em Rondônia, onde 10 municípios apresentam situação de risco. Já no Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins apenas uma cidade cada Estado apresenta a classificação: Japurá, Pedra Branca do Amapari, São João da Baliza e Araguatins, respectivamente.

Além de identificar os bairros em que há mais focos de reprodução do mosquito, o LIRAa também aponta o perfil destes criadouros. Enquanto na região Sudeste, 47,9% dos focos estão dentro das residências, no Nordeste e no Norte o armazenamento de água é a principal fonte de preocupação, com índice de 75,9% e 37,5%, respectivamente.

Cidades em situação de risco de dengue na Região Norte:
Acre

Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard;
Amazonas

Japurá;
Amapá 

Pedra Branca do Amapari;
Rondônia 

Alto Alegre dos Parecis, Monte Negro, Espigão D'Oeste, Alta Floresta D'Oeste, Alvorada D'Oeste, Campo Novo de Rondônia, Colorado do Oeste, Porto Velho, Urupá, Santa Luzia D'Oeste
Roraima 

São João da Baliza;
Tocantins 

Araguatins 


O levantamento também revelou que outras três capitais da região apresentaram situação de alerta: Boa Vista, Manaus, Palmas. Já Macapá aparece índices satisfatórios de controle do mosquito transmissor da dengue. Belém não apresentou dados ao Ministério da Saúde. 

Informações Portal da Amazônia
Tecnologia do Blogger.