Feminicídios crescem 75% no Acre em 2025, apontam dados nacionais do Sinesp
O Acre registrou um aumento de 75% nos casos de feminicídio em 2025, segundo informações divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número de mulheres assassinadas em razão do gênero saltou de 8 vítimas, em 2024 para 14 no ano passado, ainda conforme o painel de dados.
Foto: Reprodução
Em 2025, Rio Branco aparece como o município com o maior número de registros, somando quatro casos, o que representa quase um terço de todos os feminicídios ocorridos no Acre no período. Em seguida está Tarauacá, com dois casos. Outros oito municípios registraram uma vítima cada: Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Porto Acre e Senador Guiomard.
Por outro lado, municípios como Acrelândia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Xapuri não tiveram registros de feminicídio em 2025, de acordo com os dados consolidados.
Distribuição mensal
A distribuição mensal dos casos em 2025 revela que janeiro teve um registro, enquanto fevereiro e março não apresentaram ocorrências. Em abril, foi contabilizado um caso, seguido de nenhum em maio.
A violência voltou a crescer em junho, com dois feminicídios, e manteve registros em julho, com um caso. Nos meses seguintes, os números permaneceram elevados: agosto e setembro registraram dois casos cada, outubro concentrou o maior número do ano, com três feminicídios, novembro teve um caso, assim como dezembro, indicando que o problema se manteve até o fim do ano.
Fonte: contilnetnoticias

