Após novas regras, Detran autoriza continuidade da CNH para quem concluiu curso pelo app
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) usou as redes sociais neste quarta-feira (17) para informar sobre as novas regras para quem pretende obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. A orientação foi divulgada por meio de um vídeo publicado no perfil oficial do órgão no Instagram, após a conclusão dos ajustes necessários para atender às mudanças estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Candidatos que concluíram o curso teórico pelo aplicativo já podem procurar as unidades/Foto: Reprodução
Na publicação, o Detran/AC comunica que os candidatos que já concluíram o curso teórico por meio do aplicativo CNH do Brasil estão liberados para dar continuidade ao processo de habilitação. Segundo o órgão, essas pessoas já podem procurar as unidades do Detran, tanto na capital quanto no interior do estado, para as próximas etapas. “O Detran do Acre já concluiu os ajustes e agora você que pretende tirar a primeira habilitação e finalizou o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil já pode procurar as nossas unidades”, informa o vídeo divulgado nas redes sociais.
Entre os procedimentos necessários para a continuidade do processo estão a captura de foto, a coleta biométrica, a realização dos exames médico e psicológico e o agendamento da prova teórica de legislação. O órgão reforça que essas etapas são obrigatórias antes da realização do exame.
Com a flexibilização do processo de habilitação, após a aprovação na prova teórica, o candidato poderá iniciar as aulas práticas de direção. De acordo com o Detran/AC, as aulas podem ser feitas tanto em autoescolas quanto com instrutores autônomos credenciados pelo órgão, ampliando as opções para quem está tirando a CNH.
Na legenda da publicação, o Detran/AC chama a atenção dos futuros condutores e destaca que as mudanças seguem as novas diretrizes do Contran. O órgão afira ainda que as informações divulgadas são essenciais para quem deseja iniciar o processo de habilitação de forma correta, segura e dentro das normas vigentes.
