Plantão

Com procedimentos em Senador Guiomard: Estado realiza mais de 120 cirurgias com o Opera Acre durante feriado

Nem mesmo o feriado da Semana Santa foi motivo para pausa. Com mutirões simultâneos em cinco municípios, o Opera Acre seguiu firme, realizando 125 cirurgias nos dias 18, 19 e 20 de abril, com o envolvimento direto de profissionais que abriram mão do descanso para cuidar de quem mais precisa. A ação reforça o compromisso do governo do Acre em manter uma política de saúde pública que avança mesmo diante de desafios.

Os procedimentos aconteceram em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasileia, com foco em cirurgias ginecológicas, gerais, pediátricas e vasculares. Só em Brasileia, foram 50 cirurgias gerais realizadas durante o feriadão, aliviando a fila de espera de pacientes da regional do Alto Acre.

“É gratificante pra todos nós. O programa está evoluindo e pacientes que antes não tinham previsão para operar agora são atendidos com celeridade e segurança”, afirmou o médico cirurgião Romeu Delilo, um dos profissionais que integra a ação.
Procedimentos aconteceram em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasileia. Foto: Cedida

Em Plácido de Castro, foram 33 procedimentos em dois dias. Na Fundhacre, foram 10 cirurgias ginecológicas e 10 vasculares. Senador Guiomard realizou 10 cirurgias gerais, enquanto Cruzeiro do Sul somou seis procedimentos ginecológicos no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá.

O secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, destacou o esforço das equipes envolvidas: “Ver a fila andar, mesmo em feriado, mostra o comprometimento não só do governo, mas de cada profissional que acredita no SUS e no cuidado com o próximo. O Opera Acre é uma política pública contínua e estável, e isso é resultado de uma gestão que prioriza a saúde como direito e não como favor”, afirmou.

Desde sua criação, o Opera Acre já realizou milhares de cirurgias em todo o estado, levando mais qualidade de vida a quem aguardava por atendimento. “Nâo é fácil colocar esse programa para rodar em tantos municípios ao mesmo tempo, mas com o envolvimento de toda a equipe, o governo segue devolvendo a qualidade de vida para quem precisa, mostrando que mesmo em datas simbólicas, quando se tem planejamento, compromisso e equipe dedicada, a saúde não tira folga”, afirmou Shirley Nascimento, Chefe de Regulação de Cirurgias da Sesacre.




Fonte: agencia

Tecnologia do Blogger.