Plantão

Acre entra na rota de chuvas intensas e temporais com ventos de até 60 km/h, alerta Inmet

A frente fria que tinha previsão de atingir grande parte do território nacional, incluindo o Acre, na região amazônica, perdeu força nos últimos dias. No entanto, a chuva avança sobre o Brasil, conforme revela o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para uma onda de calor e grandes volumes de precipitações no Recôncavo Baiano e em outras regiões do país.

Segundo o Inmet, diante da mudança no padrão climático, a chuva deve ocorrer com maior intensidade.

O Inmet informa que há uma circulação atmosférica que pode provocar pancadas de chuva/Foto: ContilNet

O Climatempo, site especializado no monitoramento do clima e na emissão de previsões meteorológicas, explica que as temperaturas mais baixas registradas nos últimos dias nas regiões afetadas pela frente fria seguem o comportamento típico do inverno, estação atual. Ainda sob influência da frente fria, cinco cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas mínimas em torno dos 5 °C na segunda-feira (21), último dia com dados disponíveis, segundo as estações do Inmet.

A mudança no tempo ocorre, segundo o Climatempo, devido à formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, o que favorecerá o retorno das chuvas em boa parte da região Centro-Sul do Brasil. O Inmet destaca a previsão de chuvas intensas para o Recôncavo Baiano, onde são esperados volumes de até 100 milímetros (mm). A região está sob alerta laranja, emitido devido ao risco de acumulados elevados. O Inmet alerta para possíveis alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, com validade até as 23h59 desta quarta-feira.

No entanto, as chuvas não devem se concentrar apenas no Recôncavo Baiano. O Inmet informa que há uma circulação atmosférica que pode provocar pancadas de chuva em áreas do Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba, podendo atingir também porções do Centro-Norte do país, como os estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nas localidades abrangidas pelo alerta do Inmet, além das chuvas, há preocupação com os ventos, que podem registrar rajadas de até 60 quilômetros por hora (km/h) em alguns casos. O Climatempo aponta que as chuvas também têm maior probabilidade de ocorrer em outras regiões do país com a aproximação do fim de semana. Estão entre os estados citados Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde determinadas áreas podem registrar acumulados diários entre 50 mm e 100 mm.



Tecnologia do Blogger.