Plantão

Defesa Civil prevê seca intensa em Rio Branco após segunda maior enchente




Após a segunda maior cheia, Rio Branco se prepara para enfrentar a pior seca dos últimos anos, de acordo com a Defesa Civil. O Rio Acre, na capital acreana, está previsto para passar por dois extremos ao longo deste ano. O primeiro extremo foi a segunda maior enchente já registrada no manancial, e o segundo será a pior seca dos últimos tempos.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, confirmou essa previsão nesta terça-feira (26). Ele explicou que a seca em 2024 deve superar a do ano passado, que já foi muito intensa. A escassez de água no rio já é perceptível em março, sinalizando um cenário preocupante para os meses seguintes.

Em novembro do ano passado, o nível do rio atingiu 1,42 metros, a menor marca já registrada para o período. Isso resultou em sérias consequências para a capital, incluindo desabastecimento em áreas rurais e perdas significativas na produção agrícola.

“A partir de abril, enfrentaremos uma longa temporada de seca que se estenderá até dezembro. São muitos meses de dificuldades, com altas temperaturas que favorecem as queimadas, queda na qualidade do ar e escassez no abastecimento. Realmente estamos diante de uma das piores secas que já enfrentamos”, alertou o tenente-coronel Falcão.

A Defesa Civil, juntamente com a prefeitura de Rio Branco, já está se preparando para enfrentar esse período desafiador nos próximos meses. Estão sendo tomadas medidas como a preparação de reservatórios de água e a elaboração de planos de contingência para lidar com a escassez hídrica e os incêndios florestais.










Fonte: Nahoradanoticia
Tecnologia do Blogger.