Plantão

Blog do Ton: Afinal, qual a posição de Alysson Bestene no Governo do Acre? Os dois lados da moeda


Foto: Junior Aguiar/Secom




O hoje secretário da Segov, Alysson Bestene, é alvo de diversos comentários, de diversos lados, sobre seu destino no afã de encontrar o tão sonhado caminho da popularidade. Nesse caminho, o mais recorrente discurso é o de que está no lugar errado. Ora. Será? Uma moeda sempre tem os dois lados. Vejamos então os dois lados dessa moeda chamada Segov.



O primeiro e mais usado lado é o de que a Segov não projeta ninguém. Que é um cargo para resolvedor de pepinos. Que o coloca numa posição vista apenas por uma fatia seleta do eleitorado — o que não é uma mentira absoluta. Mas também não é uma máxima. Ou o secretário da pasta de Assistência Social — a pasta mais próxima do povo — pontua em alguma pesquisa e eu não estou sabendo?



O outro lado da moeda: Alysson é porta-voz político do governador. O cara capaz de dialogar com tudo e todos para achar a solução dos problemas de Rio Branco. A única pessoa que tem uma equipe capaz de dialogar com todas as esferas, desde os secretários de Estado aos presidentes de bairros e associações de moradores. Porque não dos vereadores?



Quer dizer: o problema são buracos? Alysson não precisaria ser o presidente do Deracre, mas pode ser o secretário que luta por isso lá na instituição. Problema é a criminalidade? Alysson poderia articular junto aos poderes envolvidos — Segurança, Juventude e prefeitura — algum projeto voltado ao enfrentamento da criminalidade entre jovens. Possibilidades existem. Mas muita gente não está preparado para essa conversa.



TEM TRABALHO



Outra coisa que tenho falado é que Alysson já tem trabalho prestado. Não precisa ficar provando nada a ninguém, como se fosse um estreante na gestão pública. Antes disso, precisa comunicar quem é. E o que já fez pelas pessoas.



HERÓI



Alysson é, ao lado de Gladson, um dos heróis da pandemia. Se Gladson saiu forte do enfrentamento à covid, foi graças a ajuda do leitãozinho, que era secretário da Sesacre. Ou vocês tem memória curta tal qual o eleitor de periferia?



DERACRE



Agora recentemente, falou-se em Alysson assumir o Deracre, um órgão queimado, praticamente inoperante, que colocou uma ponte histórica em desuso por mais de um mês sem sequer prestar contas ao povo. Não entendi. Esse povo quer viabilizar o nome de Alysson à prefeitura ou ao Diário Oficial rumo a um decreto de exoneração?



SÓ NA TERÇA-FEIRA




O projeto da ponte Juscelino Kubtschek, aliás, foi apresentado somente na terça-feira (12), data que o Deracre sofreu troca de comando. Até que enfim.



CLIMA É OUTRO



Se antes alguns deputados da base do Palácio na Aleac ainda tentavam dar suas unhadas, agora o clima é outro. Estão felizes, simpáticos, quietinhos e amam o governo.



GERLEN DINIZ



O deputado federal Gerlen Diniz come pelas beiradas para abocanhar a prefeitura de Sena Madureira. Pessoas próximas garantem: não ter aquela prefeitura não é uma opção.



SACRIFICAR



E, para isso, esse grupo está disposto a ir ao extremo: sacrificar um mandato de deputado federal.



MAIS DE 15 DIAS



Os desabrigados da Terra Prometida completam, para ser exato, 16 dias morando nas escadarias da Aleac. Absolutamente sem comentários. Todas as pastas envolvidas — Segurança, Assistência Social e Habitação — estão entre as mais inoperantes da gestão.



UM ADENDO



A pasta de Habitação — que muita gente nem sabe que existe — só não está pior porque o governador Gladson corre os quatro cantos do país em busca de recursos. Agora, com o ministro de Cidades, acertou mais uma parceria.



CRISE



Quando o Palácio irá reconhecer que existe uma crise?



BATE-REBATE




– Major Rocha voltou a movimentar suas redes sociais (…)



– (…) Mira participar, pelo menos nos bastidores, das próximas eleições.



– ‘Fico tranquila, estou fazendo meu trabalho, o desmatamento está caindo’ (…)



– (…) Fala de Marina Silva, que sabe o que diz e faz.



– Essa questão da perfuração no Amazonas é complexa por uma série de motivos (…)



– (…) E algo que não pode ser ignorado é que tudo que foi avisado por Marina, em termos de impacto ambiental, se tornou realidade.



– Prestes a licenciar-se para desfrutar de aposentadoria, a ministra Rosa Weber liberou para votação pautas polêmicas (…)



– (…) Ao melhor estilo: liberei e sai correndo!



– Após os acordos de delação, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, não deve dar novos depoimentos (…)



– (…) O contém dessa delação é aguardado por gregos e troianos.




ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.







Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.