Câmara aprova audiência para debater suspensão de passagens pela 123 milhas
Foto: ASCOM
Atendendo a um requerimento do deputado Maurício Carvalho (UB-RO), a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou há pouco, na manhã de hoje (23), a realização de uma audiência pública para discutir a suspensão de pacotes de viagens e emissão de passagens promocionais por parte da 123 Milhas e o impacto desse modelo de negócios no setor aéreo e de turismo brasileiro.
Seis entidades devem ser chamadas para debater o assunto: A 123 Milhas; Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF); Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR); Ministério do Turismo; Ministério de Portos e Aeroportos; Ministério Público Federal.
“Considerando que a 123 Milhas é uma das empresas de referência no mercado de viagens e que a suspensão de pacotes e passagens promocionais pode afetar consideravelmente os planos de viagem e a organização dos consumidores, bem como ter um reflexo econômico sobre o setor de turismo e transporte aéreo brasileiro, faz-se necessário um espaço de discussão e análise dessa situação”, considerou Carvalho no requerimento.
Na última sexta-feira (18), a 123 Milhas anunciou a suspensão dos pacotes e da emissão de passagens da linha promocional “Promo”, com viagens já contratadas e embarques previstos para o período de setembro a dezembro de 2023. O cancelamento tem gerado repercussões relevantes. A empresa tem ‘forçado’ a devolução dos valores pagos pelos clientes, por meio de vouchers com correção monetária, como forma de mitigar os impactos da medida sobre os consumidores.
Sobre a audiência, o próximo passo será marcar a data e o local. Sobre esses trâmites, a presidência do colegiado informou que ocorrerá o mais breve possível.
Fonte: OPalaciano