Plantão

BLOG DO TON: Com mandato de deputado e sindicato pacificado, Adailton se prepara para voltar ao Coren




Ter sido o único deputado estadual eleito pelo PSB não intimidou Adailton Cruz. Abocanhou importante posição como titular da Comissão de Saúde, se ajeitou com Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, manteve sua influência no Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) e agora se prepara para outra empreitada: ser reconduzido à presidência do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).



Adailton é o titular da chapa 1 — a única inscrita — para comandar o conselho, ao lado de nomes já conhecidos, como a enfermeira Alesta Amâncio. Ela foi destaque nos jornais por seu trabalho à frente do sindicato dos enfermeiros e técnicos (Spate) e pelo vídeo que tomou conta das redes sociais, nas votações dos plantões de sua categoria.



Procurado pelo Blog, Adailton afirma que não quer fazer críticas a executivas anteriores, mas que pretende fazer um trabalho que ultrapasse os limites da atuação técnica — já que a sociedade precisa entender o papel da instituição.



“Já fui presidente do Coren; precisamos unir a categoria. Toda a Saúde está representada nessa chapa. Existe um consenso. Vamos buscar mais avanços, tanto em quantidade como em qualidade. Além disso, queremos tornar esse conselho mais próximo da sociedade. O conselho é o guardião da sociedade”.



A votação acontece dia 01 de outubro, de forma online. Os votantes recebem todas as informações necessárias um dia antes, através de seu dispositivo móvel.



DUAS CHAPAS



Uma curiosidade: são duas chapas diferentes, para profissionais do nível médio e outra para profissionais de nível superior. Mas apenas uma, a de nível superior, tem a figura do presidente.



DEFASADO



É assim porque essa eleição foi instituída dentro de um código de lei defasado. Qual a necessidade de duas chapas, onde apenas uma tem a figura do presidente? Porque não promover a coalisão do todo em apenas uma chapa?



CONFUSO



Adailton também acha que essa formatação é prejudicial. “É confuso, precisa ser melhorado”. Prometeu lutar para melhorar esse quadro, na alteração de um dispositivo legal.



DOIS LADOS



Caso seja reconduzido — agora como deputado —, Adailton reconhece que, enquanto presidente do Coren, existem dois lados — um bom e um ruim. “A gente chega com voz diferente. Essa é a parte boa. Porém, pode-se entender que tudo que o conselho vier a fazer tenha viés político — o que irei trabalhar para evitar”.



BOM RETORNO




Ainda assim, Adailton espera dar bom retorno à sociedade, visto que sua candidatura — como ele afirma — é fruto de um pedido da categoria, para que permaneça unida. Boa sorte.



PROCEDE



Setores do MDB tentam convencer o odontólogo e ex-prefeito André Maia de disputar a prefeitura de Senador Guiomard. Procurado pelo Blog, ele não titubeou. “Procede. Estamos analisando”.



PSD



Gilson Pessoa está filiado ao PSD de Petecão, informação esta posteriormente confirmada pela Tenda Amarela. Vanda Milani, fiadora de Gilson, e o senador popular, se aproximaram bastante na última campanha.



CÂMARA



E mais uma candidatura pode sair da Câmara de Vereadores. Ainda tem muita coisa para acontecer na pacata Quinari.



O QUE DIFERENCIA



Questionado sobre o andamento da CPI que preside, destinada a investigação das ONGs, o senador Márcio Bittar disse ao Blog: “Estou estudando o assunto. Tem me tomado tempo”. Isso é o que diferencia um político — na sua essência — de um portador de mandato.



BATE-REBATE



• De duas, uma: Ou Ney Amorim quer se aproximar de Marcus Alexandre visando um projeto político (…)



• (…) Ou toda essa movimentação é única e exclusivamente para chamar a atenção do Governo (…)



• (…) Talvez ele queira voltar à mesa de negociações com Gladson — lugar este que ele não senta há tempos.



• Outro partido que merece atenção é o PSB: compõe a base do governo (…)



• (…) Mas pode apoiar Marcus nas próximas eleições.



• Um detalhe curioso: César Messias, presidente do PSB, é primo de Gladson.



• Colocar o PSB na chapa de Marcus sem chances de indicar um vice seria isolar alguém com grande potencial (…)



• (…) Seu nome? Jenilson Leite.



• E ainda tem mais: no mesmo partido, existe uma ala apoiando a candidatura de Rejane Velloso com Alysson Bestene, compondo como vice (…)



• (…) O grupo do deputado Adailton!




ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.





Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.