Plantão

BLOG DO TON: Ala ligada ao Palácio desenha nova conjuntura para 2026: Gladson com Mailza para Senado e Alan com Nicolau para Governo





Uma importante fonte, que transita nos corredores palacianos e tem acesso a importantes figuras de Brasília e Manaus trouxe uma informação, no mínimo, curiosa. Uma nova conjuntura estaria sendo pensada para 2026. O objetivo seria trazer uma composição totalmente nova, surpreendente, rumo aos principais cargos da eleição que compreende esferas estadual e federal.



De acordo com as informações trazidas, tudo começaria com uma surpreendente renúncia conjunta de Gladson Cameli e Mailza Assis, atualmente governador e vice-governadora. De mãos dadas, tal qual nas duas últimas eleições, a dupla iria rumo ao Senado.



Com o deputado estadual Nicolau Júnior sendo reconduzido à presidência da Aleac, na eleição que acontece no início de 2025, seria este o nome do novo governador do Acre a partir da renúncia. Governador este que, por sua vez, iria com ninguém menos que Alan Rick para as urnas — sendo Alan o candidato ao Governo e Nicolau, vice.



Ao mesmo tempo que essa conjuntura é surpreendente, é também totalmente fora da atual realidade, com Mailza mais próxima de disputar o Governo, Nicolau compartilhando o mesmo desejo e tendo Alan como concorrente. O que pode acontecer? Não sei. Em se tratando de política, não duvido de nada.


MÁRCIO BITTAR




Senti falta de um importante nome da direita nesse desenho. Quando questionei a dita fonte sobre o nome do senador Márcio Bittar, recebi sem titubeios: “Prefeito [da capital] depois”.


NÃO ME PERGUNTEM




As eleições ainda estão distantes, sendo visível, nesse momento, apenas a sua miragem. Não me perguntem os russos que estão envolvidos nessas combinações.


MANAUS




A única coisa que sei, vindo da fonte, é o local onde as paredes que ouviram estão localizadas: Manaus. Após a revelação, nada mais disse, nem foi perguntado.


ALERTA



A excelente Angélica Paiva revelou em sua coluna que Alysson com apenas 4,4% das intenções de voto — percentual divulgado na última pesquisa A Tribuna/Datacontrol — ligou o sinal de alerta na sala dos apoiadores do Secretário de Governo. Ora, se um sinal amarelo foi ligado, muita gente nem sabe o que fazer. Então quer dizer que, na cabeça dos preocupados, bastava Alysson ser coordenador da ExpoAcre e seus problemas seriam resolvidos? Pelas caridades!


MUITAS EQUAÇÕES




Alysson tem um sobrenome denso. É pouco conhecido. E por mais que o tenham conhecido na feira de exposições, não significa necessariamente que gerou identificação. Alysson é ateu ou cristão? Chato ou legal? Gosta da bolacha Miragina redonda ou prefere a quadrada? É a favor ou contra o aborto? Não basta ser apenas o “candidato do Gladson”. Aliás, por falar em Gladson, essa galera tem um baita exemplo dentro de casa e não sabe sequer replicar o modelo.


AULA GRÁTIS




Vou dar uma aula grátis aos preocupados que estão perdidos. Todo consumidor — seja ele alguém que vai comprar um produto ou votar em alguém — passa por uma jornada, que começa na consciência, passa pelo interesse, consideração e depois chega na conversão.


EM OUTRAS PALAVRAS…



Eu posso até saber que Alysson Bestene existe. O próximo passo seria gerar interesse nele — criar elementos de conexão com uma fatia muito grande do eleitorado. Interesse criado, daí sim eu o considero como opção de voto, a pessoa que vai solucionar os problemas da cidade. A conversão é o voto.


MUITO MAIS



Isso é muito mais que um story bonitinho, releases técnicos e meia dúzia de replicadores de mensagens de WhatsApp. É estratégia e planejamento, algo que vivo nesses anos de profissão, cuidando de pessoas e gerindo empresas nacionais e multinacionais.


MAILZA ASSIS



Outro caso dentro de casa é o da vice-governadora Mailza Assis, que aliás sou suspeito para falar por ser um grande admirador de sua pessoa e apaixonado pelo trabalho que fizemos em 2022. Entrei em sua equipe no mês de junho, me licenciando da editoria-chefe do ContilNet com o desafio de cuidar de sua comunicação e imagem. Todos sabem o cenário até então. Mailza chegou na convenção — em agosto — escolhendo o que queria ser. Parafraseando meu colega Luis Carlos Moreira Jorge: “De candidata a nada a vice-governadora do Acre”.


BATE-REBATE



• Ninguém no Governo tem um plano para abrigar os familiares atingidos pelas desapropriações na parte alta da capital (…)



• (…) Não existe nada. Nem data (…)



• (…) Por outro lado, a prefeitura trabalha arduamente no projeto 1001 Dignidades, com data para tudo ficar pronto e uma conversa entre Prefeitura e Governo certamente resolveria esse problema (…)



• (…) Em alguns gestores públicos, falta senso e sobra birra.



• Uma nota da prefeitura, em respeito ao trabalho do Governo — coisa que nenhum aliado fez, aliás — mostrou claramente que o prefeito Bocalom está à disposição para ajudar.



• No mínimo engraçada a declaração de que Flaviano Melo está de braços abertos para receber Petecão e apoiar Marcus (…)



• (…) Claro que está! Curioso seria se não estivesse (…)



• (…) Numa briga, mais fácil superar quem bate e quem ganha. Para quem perde e quem apanha a situação é sempre mais chata.



• Autorizada quebra de sigilos bancário e fiscal do casal Jair e Michelle Bolsonaro (…)



• (…) Os próximos dias prometem.
Tecnologia do Blogger.