Plantão

BLOG DO TON: O que os deputados do Acre podem ganhar para embarcar no Governo Lula após recesso parlamentar



Depois do recesso parlamentar, uma boa fatia do Centrão pode fechar de vez com Lula. Dentro desse bolo está partidos como União Brasil, Republicanos e PP — os três contam com parlamentares do Acre. E a contrapartida é gorda.


De acordo com informações que chegam de Brasília, dois ministérios, a serem ocupados por Silvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, e André Fufuca, do PP do Maranhão, já são dados como certos. Esportes e Portos e Aeroportos são os que estão no radar nesse momento.


A Caixa pode ir para o comando dessa turma, com superintendências em todo o país. Com gordo orçamento, quem também pode entrar para fechar a conta é a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Que também possui cargos em todo o país.


Toda essa conta vai ser fechada após o fim do recesso parlamentar. E quem me contou garante: a mais animada é a deputada Antônia Lúcia (Republicanos), que além de estar alinhada com Lula, movimenta céus e terra para comandar a sigla no estado.


NÃO FOI O PRIMEIRO


A Fundação Hospitalar é um exemplo para todo o Estado, disso não há o que se questionar. O caso de um profissional da saúde encontrado morto na unidade não foi o primeiro, e talvez não seja o último se nada for feito.


EXAUSTIVAS


Esses profissionais, principalmente os da Enfermagem, se submetem a jornadas exaustivas. Soma-se isso a problemas que todo ser humano tem e o resultado é um psicológico extremamente abalado. Regras para esse tipo de coisa, algum tipo de acompanhamento e uma campanha interna de conscientização seriam, talvez, três dos primeiros importantes passos nessa luta.


DEU O QUE FALAR


Uma foto de um carro da Polícia Federal na casa de um ex-prefeito do interior deu o que falar nas redes sociais. Por enquanto, nada de oficial se sabe sobre o assunto.


ALYSSON BESTENE


Gosto do secretário Alysson Bestene. É um cara voluntarioso, gentil, tem um histórico de contribuição à sociedade e em nada lembra os cadavéricos políticos que merecem ser expurgados dos cargos públicos. Mas quando se movimenta internamente para uma candidatura à prefeitura numa legenda que conta com o atual prefeito, e sem nada que o abone a não ser a intenção de seu grupo, deve tomar o cuidado para não passar a imagem de uma candidatura forçada, empurrada goela abaixo nas pessoas.


ARROZ COM FEIJÃO


Alysson não tem ido bem nas pesquisas — nas últimas, estacionado na casa de 1% ou menos —, ainda não tem uma imagem consolidada na cabeça das pessoas sobre sua real identidade e sequer conta com o governador Gladson dizendo que ele é realmente seu candidato, com todas as letras. Aliás, esse grupo conhece mais Gladson do que ninguém. Alysson ainda tem muito arroz com feijão pra comer. E se estivesse preocupado com sua viabilidade, em nada precisaria ficar preocupado em tentar neutralizar Bocalom, sua empreitada seria natural.


NÃO CHOVE, NEM MOLHA


Aliás, a executiva municipal do PP tenta neutralizar Bocalom, mas está muito bem abrigada na estrutura municipal, com alguns Bestenes no comando, inclusive. O PP é a personificação do famoso “não chove, nem molha”.


ABSOLUTAMENTE CERTA


Michelle Melo está absolutamente certa em se manter firme na liderança do Governo na Aleac. Se não o fizesse, atenderia aos interesses do Clube do Bolinha do Palácio, que quer fritá-la a todo custo.


UNIDOS



“Nosso compromisso é cuidar do Acre. Minha parceria com o governador Gladson é para a construção de um Acre melhor e de mais oportunidades. Cuidar de pessoas é a nossa missão única e exclusiva, independente de qualquer situação. Que Deus continue nos abençoando e até o fim seguiremos UNIDOS em prol dos acreanos”, postou Michelle. O “unidos” foi assim mesmo, em caixa alta, para não restar dúvidas aos marmanjos.


BURRICE



“Projeções para 2026 sem considerar nossa vice-governadora é burrice demais”. Da deputada federal Socorro Neri sobre os cenários para a próxima eleição de Governo e Senado.


UM ERRO



Aliás, prever Mailza é um erro. Na convenção de 2022, quando todos esperavam sua candidatura reforçada ao Senado, Mailza anunciou que seria vice de Gladson. Além de ser uma burrice — como bem disse Socorro — projeções sem a vice-governadora, são igualmente burras as projeções que colocam Mailza numa cadeira que ela nunca abriu a boca pra dizer que quer. Cuidado. Mailza é especialista em surpreender.


BATE-REBATE



• Quem critica a postura de Bocalom está se vendo obrigado a lidar com alguém extremamente coerente (…)

• (…) Meio mundo no PP quer fritar o prefeito. E ele está numa boa… não xinga, não revida, apenas trabalha e trabalha.

• Fernando Haddad como articulador político, nos últimos intentos, está surpreendendo até os mais conservadores (…)

• (…) Tem dado uma série de bolas dentro!

• Aliás, voltando ao episódio de Bocalom, muito se tem falado em infidelidade (…)

• (…) Vocês tem certeza que querem entrar nesse mérito? (…)

• (…) Mérito perigoso…

• Para alguns, parece que pau que bate em X e Y, não bate em L…

• Falar em pau que bate em fulano, Jorge Viana apanhou muito por não saber falar inglês e tentar remover esse tipo de obrigação do estatuto da Apex (…)

• (…) Ele já fez o cursinho rápido da Fisk?

ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.




Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.