Plantão

BLOG DO TON: Fieac quer colocar Acre na Shein, potência mundial em vendas online


Foto: Reprodução redes sociais


Gigante das vendas online e queridinha dos amantes da moda, a Shein pode, a qualquer momento, contar com produtos do Acre. Isso se depender da vontade e esforços do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano. O Blog do Ton obteve informações de que esse foi um dos grandes assuntos de reuniões envolvendo Fieac, governador Gladson Cameli/Governo do Acre e executivos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva.



Josué entrou no epicentro dos varejistas e industriais de todo o país ao trazer para solo brasileiro operação da Shein, através da Coteminas, uma holding de empresas têxteis do país e exterior. Que pode, sim, contar com produção do Acre. Procurado pelo Blog, José Adriano explicou e deu mais detalhes.


Foto: Redes Sociais



“Essa primeira agenda teve como objetivo principal colocar o Acre na Shein. Levamos uma proposta, voltada ao setor de confecções, que deixou o presidente Josué animado. Houve um consenso e ele nos passou um dever de casa: um planejamento que considere preços competitivos na parte de produtos para o lar: cama, mesa & banho, além de alimentos como a nossa castanha”.



Gladson Cameli esteve em São Paulo e conheceu o presidente da Fiesp. Ouviu do presidente que o Estado tem um papel importante e fundamental na consolidação de apoio ao setor privado – aliás, estados como o Acre dependem numa grande parte do poder público, poder esse que precisa ser descentralizado em um projeto de desenvolvimento em larga escala.


Foto: Reprodução Redes Sociais



Se uma agenda como essa vai tirar sonhos do papel, isso somente o tempo vai dizer. Mas, de duas coisas podemos ter certeza desde já: da importância de termos alguém como José Adriano, que consegue estabelecer um diálogo tão importante para o estado; e da força que o Acre possui para ultrapassar suas fronteiras rodeadas de florestas.



SENAI ACRE X SP



E, em caso de necessidade de especializações, treinamentos, para impulsionar ainda mais a produção acreana – tanto em termos de quantidade como em qualidade – José Adriano já pensou numa solução: na mesma viagem, costurou um acordo de cooperação entre os Serviços de Aprendizagem da Indústria (Senai) dos estados do Acre e São Paulo.



165



É o número de países com os quais a Shein faz negócios. Significa dizer que o Acre estará numa gigante vitrine de centenas de países espalhados por vários continentes.



COMPETITIVIDADE




No entanto, não adianta pensar em entrar numa plataforma como a Shein – que entrega produtos de qualidade com um preço jamais antes visto – sem pensar num importante atributo do setor privado: a competitividade. Toda uma cadeia precisa ser fomentada para que o preço final seja realmente atrativo.



SEM PAIXÕES



Sobre esse assunto, José Adriano fala com maturidade, e sem paixões: “São discussões de alto nível, fomentadas em um lugar que não dá espaços a romantismos. Nós estamos sonhando um sonho capaz”.



AGRO



Diálogos envolvendo o agro acreano, na principal metrópole do mundo, também foram destaque nas agendas. Uma comissão que trata desse tipo de assunto recebeu líderes acreanos para tratar desse tema, que tanto cresce localmente, mas que ainda não está numa vitrine impossível de ser ignorada.



ANIMADOS



José Adriano: “É natural que São Paulo não esteja atento aos dados mais recentes do agro acreano, até porque são realmente recentes. Mas é bom que estejam, e agora estão. Eles ficaram animados com o que viram e ouviram”.



CABEÇA BAIXA




Ações como estas são pra lá de animadoras, porque mostram que a indústria não está de cabeça baixa resumindo-se apenas a pedir apoios políticos.



NOVO MOMENTO




Por muito tempo sem perspectivas de uma melhoria – como a vivida sobretudo no agro, o Acre pode estar vivendo um novo momento no que diz respeito ao verdadeiro desenvolvimento.



APOIOS



Governos devem ser vistos como apoios, não como subsistência.



PAROQUIAL




O desafio da indústria é ampliar o que existe, sair do paroquial e olhar para a frente. E isso o presidente da Fieac tem feito com maestria.



BATE-REBATE



• Corre nas redes sociais as informações de que manifestantes que bradaram críticas a Bocalom e gestão estavam de cafézinho com Marcus Alexandre dias após (…)



• (…) E que, com relação à paralisação da educação, que teve importantes conquistas na atual gestão municipal, a motivação é a mesma (…)



• (…) Esse é o tipo de coisa que deve ser evitado. Isso não é política.



• Aliás, é por isso que sempre disse que o jogo da prefeitura está 100% aberto (…)



• (…) Não há um favorito que não possa despencar, nem um rejeitado que possa deslanchar.



• O que se encontra na posição mais estável é Bocalom, que está no comando da máquina e toca importantes obras por toda parte.



• Voltando a falar em José Adriano, é incrível como uma agenda como essas é de alto nível. Ele é suplente de deputado federal (…)



• (…) Deputados estes que compõem uma legislatura fraca, insossa e quase nada produtiva!



• Como líderes como José Adriano fariam diferença nesse novo momento! (…)



• (…) O jeito é torcer para que o dinamismo da política coloque as pessoas certas nos lugares certos.




ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.

Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.