BLOG DO TON: Falta de inteligência faz com que assessores do Governo se tornem ‘detonadores da líder’, diz deputado
“O despreparo e falta de inteligência emocional, faz assessores tão próximos do governador transformarem-se em detonadores da líder e agressores da oposição. Juntaram todos os deputados contra eles. Se tratam deputados assim, imagino os servidores e o povo”. A declaração não é minha, mas do deputado Edvaldo Magalhães (FE BRASIL-AC).
Sozinho, Edvaldo movimenta céus e terra na Aleac. Faz oposição ferrenha, isso sem deixar de contar com o prestígio dos colegas, é um verdadeiro mentor para os novatos e, quando acha necessário, defende quem quer que seja, independente de qualquer coisa. Foi o caso de Michelle Melo (PDT-AC), no lamentável episódio que tomou conta do noticiário acreano.
Foi Edvaldo que levou, também, à tribuna casos como o do deputado André Vale, que passou por constrangimento nos bastidores no trato com o governo. O certo é que toda a 16ª legislatura se uniu numa só voz, para repudiar o ocorrido e se retirar da posição de empregados. Agora é acompanhar para ver, como fica o elo entre governo e legislativo estadual.
PASSAR PANO
Se Gladson quiser passar pano para a situação da Aleac, não sei como as coisas devem ficar, com o escancarado problema — e que não é de hoje.
EM CIMA DE UMA MENTIRA
“Estão tentando se vitimizar em cima de uma mentira. Em nenhum momento eu ou qualquer secretário de Estado se dirigiu à deputada Michelle ou a qualquer outro de forma desrespeitosa. A reunião aconteceu, assim como acontece várias reuniões todos os dias. Isso é crime? Fazer uma reunião? Aliás, o governo sempre esteve aberto ao diálogo. É uma mentira deslavada é relatar fatos que não aconteceram nessa reunião. Isso faz parte do mau caratismo do Edvaldo Magalhães”. Diz secretário Luiz Calixto. Matéria completa no site.
NÃO TEM MOTIVOS
Michelle Melo não tem motivos para largar a liderança do Governo, como cogitaram nos corredores — inclusive, o fazem como sendo boa ideia. Aliás, isso aqui seria justamente o que os pessimistas esperariam, sua determinação seria questionada e os culpados se tornariam vítimas, sendo a isso creditadas as razões dos excessos. Faltaram as aulas de política pra comer merenda?
DISPENSA
Michelle tem feito trabalho irretocável e dispensa comparações com outros líderes, que foram igualmente bons. Cada qual ao seu modo, e nenhum precisa ser igual ao outro.
PÉ NO CHÃO
O jeito Michelle de liderar é saindo do Plenário e indo conversar diretamente com o povão — o que, ao mesmo tempo que é bom, lhe coloca numa posição de exposição, porque não pode fazer de um tudo. Mas Michelle bate em todas as portas que precisa bater e pede tudo que precisa pedir.
SECRETÁRIA
Só não pode executar, porque não é secretária de Estado. Ela é do legislativo, um buraco mais ao lado.
JÁ ESTAVA NOS PLANOS
O jantar do governador Gladson com a base já estava nos planos de ambos os envolvidos. O governador só não esperava o quebra-quebra de horas antes.
REPERCUSSÃO
Gladson evitou se posicionar de forma mais objetiva sobre o assunto. Deve estar acompanhando a repercussão. Ele é ligado em tudo.
COMO SEMPRE
Quiseram transformar (não disse quem) o jantar em algo negativo para Michelle. Alguém surpreso? Ela precisou se defender e ir às mídias dizer o óbvio. Como sempre.
PODEM PERDER
Com uma legislatura repleta de estreantes, e sem um parlamentar com perfil de liderança para tomar as rédeas da situação — e que tenha, obviamente, um pouquinho de coragem — a Aleac e a base governista podem perder a oportunidade de deixar de serem vistos como um ‘puxadinho do Palácio’.
ALIÁS…
Ter uma base vista como forte, dentro de uma Aleac vista como imponente, é algo bom até para o próprio governo. Mas muita gente ainda não está pronta para essa conversa.
SEI O QUE FALO…
Aceitei o desafio de defender a então senadora Mailza e vestir a camisa de seu projeto quando a ordem dos seus adversários era triturá-la. Hoje, ela é vice-governadora. Bocalom vivia um de seus piores momentos e lá estava eu: sendo o primeiro a defendê-lo, com o objetivo de contribuir para que ele tenha paz para governar e cuidar das pessoas. Hoje, com um dos maiores aumentos de popularidade dos gestores municipais, Bocalom segue trabalhando, deixando seu legado e com chances reais de se reeleger.
… E O QUE FAÇO
Eu sei lidar com as críticas. Mas me reservo ao direito de considerar apenas aquelas construtivas, de quem tem resultado. Sei o que falo e o que faço.
BATE-REBATE
• Socorro Neri foi brilhante ao se posicionar contra as declarações sem pé nem cabeça do deputado Eduardo Bolsonaro (…)
• (…) Sua declaração rendeu chuva de merecidas críticas positivas.
• A “direita” de Bolsonaro precisa recalibrar a rota em todo o país (…)
• (…) No Acre, apesar da gigante aceitação do ex-presidente, não deve ser diferente.
• É que, nos mandatos maiores, o diálogo com Brasília é fundamental.
• “A estrela do helicóptero era a estrela da bandeira do Acre, jamais a estrela do PT” (…)
• Do presidente do PT-AC, ex-deputado Daniel Zen. Registro feito.
• “Vergonha de ser brasileiro” (…)
• (…) Fala do senador Márcio Bittar, à frente da CPI das ONGs (…)
• (…) Para ele, o poder dessas organizações é “desproporcional”.