Plantão

Alegando perseguição da RBTrans, motoristas de aplicativo protestam em frente a prefeitura

Foto: Whidy Melo/ac24horas


Motoristas que trabalham com aplicativo em motos se reúnem na manhã desta segunda-feira, 22, em frente a Prefeitura de Rio Branco para protestar contra a atuação da Superintendência de Transporte e Trânsito – RBTrans, que fiscaliza o transporte de passageiros na capital.

Segundo motoristas, a RBTrans persegue os trabalhadores, parando e multando os motoristas e exigindo comprovações de que as viagens não são corridas por aplicativo: “eu fui parado com minha mulher na garupa e sofri para comprovar que ela não era uma passageira de aplicativo. Às vezes eles colocam o CPF do passageiro na multa”, disse Raimundo Silva de Lima.


Segundo o presidente da associação dos trabalhadores autônomos de aplicativo sobre duas rodas do Acre, Elemilton Braga, a categoria busca uma solução para poder trabalhar, mesmo que isso signifique, a taxação e aplicação de impostos. “Pelo menos vamos ter direitos trabalhistas. Só queremos poder trabalhar”, disse.

Para Elemilton, a categoria é composta por pais de família que escapam nas corridas por aplicativo por falta de opções no mercado de trabalho, mas além da suposta perseguição da fiscalização municipal, a categoria sofre com a má qualidade das ruas do município. “Prefeito, as ruas estão esburacadas, o transporte público não funciona. Nós estamos é ajudando a população a se locomover, pare de nos atrasar!”, disse.

A categoria exige a abertura de um diálogo mais positivo com as autoridades e a regulamentação da profissão.





Fonte: Ac24horas
Tecnologia do Blogger.