Plantão

Defesa Civil fala sobre possibilidade de repiquete do Rio Acre e faz alerta; entenda


Imagem da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco Foto: Marcos Vicentti/Secom



Após o Rio Acre atingir uma vazante significativa nos últimos dias, surgiram dúvidas nas redes sociais se seria possível acontecer o fenômeno chamado “repiquete”, que ocorre quando em um determinado momento, durante o período de cheia, o rio alcança seu limite máximo, estabiliza e, após isso, com o surgimento de chuvas isoladas, acaba subindo o nível das águas de forma repentina.

Em entrevista ao ContilNet, o tenente-coronel da Defesa Civil, Cláudio Falcão, disse que o órgão não trabalha com essa possibilidade.

“Tem poucas possibilidades disso acontecer. O rio retornar a uma cota de mais de 17 metros. Não há possibilidade nesse momento. Agora, o que pode acontecer, é que quando ele estiver retraindo, chegar em 15m, ele pode voltar pra 15,30, 15,50 … Mas chegar a uma cota tão alta como nós atingimos, não é possível”, explicou.

Porém, embora não haja a possibilidade do rio voltar a atingir um nível tão alto, Falcão faz um alerta às pessoas que ainda não retornaram para casa por conta da cheia.

“Não é o momento ainda de voltar. Se voltar, precisa de muita cautela. Dependendo da posição do imóvel, pode ser atingido outra vez.”, informou o tenente-coronel.

Na medição das 15h desta quinta-feira (06), o Rio Acre na capital atingiu 16,26 metros, perdendo quase 10 cm em 3 horas.










Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.