Plantão

Blog do Ton: O que um reality pode ensinar sobre gerenciamento de crise para políticos


Foto: PGM2


Antes de voltar para o Acre, trabalhei a maior parte do tempo com comunicação e marketing de empresas e pessoas públicas, ligadas ou não a política. E, sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados são os realities, e o que ali acontece. Essa semana, o que chamou a atenção foi um gerenciamento de crise do participante do BBB Cara de Sapato, expulso por assediar uma participante.

Como já trabalhei, fora do Acre, em pelo menos duas grandes situações de absurda crise, e por aqui vivi algumas situações envolvendo política e eleições, decidi deixar aqui cinco lições para quem acompanhou o famigerado vídeo de desculpas, os elementos que fazem parte e alguns erros que poderiam ter sido evitados.

O vídeo você confere abaixo:


1- Discurso não alinhado com atitudes

O participante fez um vídeo para pedir desculpas – mas esse comportamento não fazia parte do seu hall de ações dentro do programa. Usou palavras como ‘ressignificar’, ‘reconstrução’, que causaram estranheza em quem viu o vídeo. Eu poderia citar uma série de políticos que fazem isso – e você com certeza nota.

2- O natural

Vídeo completamente caseiro, iluminação abaixo da média, tudo isso dá uma cara de natural ao conteúdo. A equipe só pecou na famigerada camisa branca, a clássica das limpezas de imagem.

3- Linguagem corporal

Experimente assistir o vídeo sem áudio e você nota uma série de coisas. Ele olha para a parte inferior esquerda do vídeo a cada final de tópico. Ele afirma determinadas coisas e faz sinal de negação, balançando a cabeça – como se não concordasse com o que diz. Fora a dificuldade de olhar para a câmera – o que pode até ser compreendido, pois nem todo mundo precisa saber falar com câmeras.

4- Audiência

Ter seguidores fiéis – que acreditam na sua mensagem – é essencial para qualquer estratégia. A vice-governadora e então senadora Mailza enfrentou uma dura pré-campanha, com pessoas de todos os lados apostando todas as fichas de que ela não seria candidata a nada. Cingiu os lombos, alinhou a equipe, fez crescer seu exército de defensores e chegou nas convenções com o direito de escolher qual cargo gostaria de concorrer.

O senador Márcio Bittar é hoje, no meu ponto de vista, um dos políticos mais inteligentes do Acre. Tem discursos impecáveis. Falo isso aqui porque já tive a oportunidade de falar para o próprio: se ele tivesse um time de digital capaz de converter para sua base de audiência, pelo menos, 15% – uma taxa de conversão considerada palatável no marketing digital – dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no estado, teria uma audiência imbatível.

5- Saber onde erra

Estudar seus erros é fundamental. E ninguém é melhor nisso, no Acre, do que o governador Gladson Cameli. Sua última campanha foi muito bem embasada por pesquisas que, com fatos e dados, mostravam sua aceitação e os pontos de melhoria.

Esses são apenas alguns exemplos, numa tentativa de fugir ao sangue e facas no pescoço da política. Mas voltemos aos bastidores.

CURIOSO

Veja só o curioso caso de um casal, que figura no alto escalão do Governo do Acre: de um lado, um surpreendente admirador de Marcus Alexandre; é elogio para mais de metro. E do outro lado, defesas e elogios a perder de vista ao prefeito Tião Bocalom. Fiquei curioso para acompanhar a rotina desse casal, de agora até as eleições.

FERNANDA HASSEM

Andando pelas ruas de Brasileia como quem não quer nada, e conversando com alguns moradores sobre o assunto eleição, é fácil perceber que diversos nomes ligados ao grupo da prefeita Fernanda Hassem estão na boca do povo. Ela tem muitos nomes a escolher para o jogo da sucessão.

DO OUTRO LADO…

Já com relação à oposição – quem enfrentará o grupo de Fernanda nas urnas – não se ouve muita coisa. Não se sabe quem vai, e vestido de que. Nem se vão unidos. Mas, é como dizem os mais velhos: às vezes, na política, boi voa e dois bicudos se beijam.

WANIA PINHEIRO

Recém-saída das eleições, quando tirou mais de 2 mil votos para deputada estadual, a jornalista e empresária Wania Pinheiro disse a este colunista que não disputará mais eleições. “Amo política, adoro estar naquele corpo a corpo junto aos eleitores, mas agora preciso cuidar da minha vida, ficar mais perto da minha família e aproveitar mais momentos bons com meus amigos”, disse ela.

Desfiliação do PL

Wania já recebeu vários convites para disputar uma vaga de vereadora em Rio Branco, onde teve mais de 1.200 votos. Mas não vai. Ela assinou nesta quarta seu pedido de desfiliação do PL e já comunicou ao presidente do partido, Edson Siqueira, a sua decisão.

CESÁRIO BRAGA

Membros do Partido dos Trabalhadores – e da antiga FPA, como é o caso da ex-deputada Perpétua Almeida – estão sendo muito bem abrigados nas estruturas federais? Certo. Estão todos muito bem? Não! Figuras importantes do partido, como o presidente Cesário Braga, que continuou com a camisa do partido nos momentos mais difíceis, ainda estão brigando por um espaço.

CONTORNOS REVOLTANTES

O caso da mototaxista que foi estuprada em um motel da capital acreana ganhou contornos ainda mais revoltantes: o homem que cometeu os crimes fez uma ligação para mostrar as cenas de sexo. Eu espero humildemente que o Governo acompanhe esse caso para além da elucidação do crime. E que esse acompanhamento não dure apenas um mês.

VISÃO DE INOVAÇÃO

“Quero cumprimentar o prefeito Tião Bocalom pela sua visão de inovação, por ter enviado vocês até nós e quero um dia ter a oportunidade de ir ao Acre cumprimentar os brasileiros que lá vivem e provocar as sementes da preservação da Amazônia e da inovação”. Palavras do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

SMART CITY EXPO 2023

A fala foi durante Smart City Expo Curitiba 2023, que ocorre entre os dias 22 e 24 de março na capital paranaense, no Centro de Eventos Positivo Barigui. O prefeito está muito bem representado pelo assessor especial de Comunicação, jornalista Ailton Oliveira; e o diretor de Gerenciamento de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento, Geasy Miranda, representando também a secretária Neiva Tessinari.

BATE-REBATE

– O possível candidato a prefeito Marcus Alexandre só não se filiará no PSD se as exigências da cúpula do partido (leia-se Petecão) continuarem altas (…)
– (…) É um partido que agrada algumas pessoas que estão em volta do ex-prefeito.
– Sérgio Lopes não é prefeito de Tarauacá, mas tem um abacaxi gigante na mão (…)
– (…) E não estou me referindo ao processo que tramita na Câmara, mas a sua baixa popularidade.
– O prefeito de Assis Brasil Jerry Correia (sem partido) está com um pé no Progressistas (…)
– (…) E outro no PDT!
– Algumas prefeituras ainda estão com definição próxima de zero sobre as sucessões municipais (…)
– (…) É o caso de Sena Madureira (…)
– (…) Mas grupos têm pra mais de metro: o de Mazinho, Alan Rick/Jairo, Gerlen Diniz e por aí vai.
– Quantas catástrofes policiais nas notícias mais vistas dos grandes sites!




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.