Plantão

Blog do Ton: Marcus Alexandre bate martelo sobre seu futuro político


Foto: divulgação


Não brigo com a informação, ainda mais quando chega de fontes das mais confiáveis. Pessoas ligadas ao ex-prefeito Marcus Alexandre reagiram à nota publicada neste espaço, que levantava a possibilidade de Marcus se filiar a um partido de esquerda.

“Marcus será candidato e o martelo já foi batido”, crava a fonte. Mas dispara: “Ele já se desfiliou [do PT] e não pretende mais concorrer a um cargo eletivo pela esquerda”. Coincidência ou não, as notícias que são ventiladas na mídia dão conta de Marcus em conversa com diversos partidos, menos com o PT.

Se quiser ser candidato, tem até abril de 2024 para se filiar. Atualmente, o gestor empresta sua expertise para o Tribunal Regional Eleitoral. Para quem defende sua candidatura, se colocasse na balança sua relação com o PT, Marcus não deve nada. Das duas últimas eleições para o Governo, foi para o sacrifício: na primeira, num duelo contra Gladson Cameli; na segunda, atendendo o pedido de Jorge Viana para ser candidato a vice-governador.

Parece que, agora, os tempos são outros. No entanto, nada definido ainda – e nem precisa, por conta do fator tempo. Sobre a questão partidária, o PP não estaria descartado. Uma conversa com Sérgio Petecão teria afastado a possibilidade de filiação no PSD. MDB também está de olho. E outros líderes de partido também correm por fora para garantir uma candidatura que já se posiciona bem nas pesquisas.

Como essa história vai terminar, eu não sei. Só sei de uma coisa: a tampa da chaleira vai voar.

POR FALAR EM MARCUS…

Nem só de labuta no TRE durante a semana, e saltenha aos sábados no terminal, vive o ex-prefeito. Aos finais de semana, algumas agendas internas denunciam, sim, seu interesse em disputar a prefeitura. Fiquei sabendo que, numa dessas agendas, seu projeto ganhou a simpatia de um grande grupo, que possui em sua órbita uma rede de farmácias e lojas de cosméticos.

DE FININHO

Agendas aos finais de semana, intercalando entre empresários e zona rural: Marcus está, de fininho, construindo sua candidatura à prefeitura.

SEM BRIGAS

Conversando com pessoas que transitam pelos corredores do Palácio, e que fazem parte do convívio do governador, uma coisa é certa: não há mais espaços para brigas, contendas, jogos de vaidade no atual governo.

JÁ VENCEU

Gladson já travou todas as batalhas que deveria travar para permanecer na cadeira de governador e trabalhar pelos acreanos. Saiu vencedor de todas. As pessoas que fazem parte do governo devem ser os promotores da paz, e não os geradores de mais batalhas.

VALDÉLIO FURTADO

Com um pé em Rio Branco e outro em Marechal Thaumaturgo, o prefeito Valdélio Furtado teria angariado importantes apoios para sua reeleição. Uma fonte palaciana me garante que reuniões dentro do PP dão como praticamente certos os apoios do ex-deputado José Bestene e da vice-governadora Mailza.

UNIÃO BRASIL

Valdélio também tem a simpatia das grandes lideranças do União Brasil: senadores Marcio Bittar e Alan Rick, além do deputado federal Cel. Ulysses. Caso essa federação PP x UB se torne realidade, o caminho mais natural é o partido presidido pelo senador Márcio Bittar escolher o vice desta chapa, que é a favorita.

AMILTON COSTA


Depois de um mandato como presidente da Câmara de Capixaba, o vereador Amilton Costa (UNIÃO-AC) se movimenta para lançar seu nome à prefeitura local. Em 2020, ele foi eleito dentre as três melhores performances nas urnas.

SÉRGIO PETECÃO

É o novo presidente da Comissão de Segurança Pública no Senado. Foi eleito por aclamação, nesta quarta-feira (8). O colegiado, no biênio 2023-2024, terá como vice-presidente o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

AMPLAMENTE DISCUTIDO

Presidir esta comissão pode render uma ampla visibilidade ao senador. A segurança local é um tema que vem sendo amplamente discutido. Por uma série de razões.

REVIRAVOLTA

Não brigo com decisão judicial. Na verdade, não brigo com nenhum dos três poderes. Mas, conversando com amigos da área jurídica, que comentavam o caso do tenente-coronel da PMAC Moisés Araújo – condenado a 9 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tráfico de drogas – pode sofrer uma reviravolta.

FALHAS

Isso porque, de acordo com materiais veiculados localmente lá pelas bandas do Juruá, um vídeo aponta falhas no processo. Falhas estas que podem culminar até numa absolvição.

BATE-REBATE

– No Dia da Mulher, o ContilNet foi abrilhantado com uma série de reportagens que mostrou diversas mulheres, que são protagonistas em diversos setores do Acre (…)

– (…) Uma mais linda que a outra!

– Uma das mulheres do Acre que foram destaque dentro e fora do Brasil, de forma merecida, foi Marina Silva.

– Como disse Marie Claire: “Marina Silva dedicou vida ao Meio Ambiente e chega ao governo com foco em combater desigualdades”.

– Outra acreana que foi destaque nacional: Iolanda Fleming, a primeira governadora da história do Brasil. Merecidamente capa do Poder360.

– Mailza Assis também foi destaque no maior site do país, na matéria intitulada: “Vice-governadoras rejeitam função decorativa e focam na área social” (…)

– (…) A área social e de políticas voltadas às mulheres são acompanhadas de perto pela nobre vice-governadora acreana.

– Uma notícia absurda e, ao mesmo tempo, grave: um caminhão dos Correios tombou após desviar de buracos na BR-364, altura de Cruzeiro do Sul (…)

– (…) Na hora de aparecer nas fotos comemorando recursos, essa BR tem trocentos pais!

– Algo muito bem lembrado pela minha competente colega Angélica Paiva: esses R$ 600 milhões destinados à BR acreana foram possíveis graças à PEC da Transição (…)

– (…) O que isso quer dizer? (…)

– (…) Deixa pra lá!


ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.