Plantão

Blog do Ton: Federação entre Progressistas e União Brasil mexe com cenários no Acre




A criação da União Progressistas, federação que nasce dos gigantes União Brasil e Progressistas, pode abalar as estruturas da política acreana. Pro melhor cenário no caso de uns, pro pior no caso de outros.

Em Rio Branco, a candidatura à reeleição de Bocalom ficaria mais forte. O atual prefeito tem apoio de membros dos dois partidos, sendo que no União Brasil tem o total apoio do presidente estadual, o senador Márcio Bittar.

Em Cruzeiro do Sul, o União já acendeu o alerta amarelo para indicar o vice. A situação se repete em Marechal Thaumaturgo, onde o PP possui o comando da prefeitura. Isso sem contar nas novas amarrações que já acontecem de agora em diante.

Nos dois partidos, tem muita gente esperta. Pode ser a hora da virada para alguns.

MUDOU, PETECÃO?

Ao companheiro Ray Melo, o senador acreano desconversou sobre as composições para o ano que vem: resumiu-se apenas a afirmar que Marfisa Galvão, sua esposa, ainda é vice do prefeito. Já mudou o discurso, Petecão?

DOIS FATORES

A mudança pode estar ligada a dois fatores: sua reaproximação com Gladson, que é companheiro de partido de Bocalom e por quem tem nutrido boa relação; e por conta de tudo que pode acontecer no tabuleiro político — e de bobo o senador não tem nada.

MÁRCIO BITTAR

Falando em virada — se é que de fato esse termo cabe — vejo a possibilidade de o senador Márcio Bittar ter um divisor de águas no cenário político com esse acontecimento. Essa federação pode ser totalmente favorável ao senador.

NEM SEI SE CABE

Digo que nem sei se o termo cabe porque alguém que fez chapas que elegeram 7 deputados estaduais e 5 deputados federais nem de longe pode ter sua performance considerada um fiasco.

VULNERÁVEIS

A deputada estadual Michelle Melo (PDT-AC) usou o expediente maior da Aleac, na terça-feira (14) audiência pública para tratar da delicada situação de pessoas que estão em situação de rua. Tema delicado, importante e que merece ser debatido na Casa do Povo.

SÓ ALEGRIA

Notas pra lá, publicações pra cá, e ele tranquilo, fazendo o seu: o governador Gladson Cameli era só alegria na festa da Educação, que anunciou o início do ano letivo e um pacote de investimentos à pasta.

ABERSON CARVALHO

Com muita humildade, simplicidade, força no braço e vontade de cumprir as determinações do governador Gladson, o secretário Aberson Carvalho (Educação) caminha para ser o grande destaque desse atual governo.

COMISSÕES

Os três senadores acreanos emplacaram importantes postos em comissões lá na cúpula menor. Abaixo, as comissões por senador. Apenas Petecão preside uma comissão, a de Segurança Pública.

SÉRGIO PETECÃO

CAE – Comissão de Assuntos Econômicos – Titular / CAS – Comissão de Assuntos Sociais – Titular / CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – Suplente / CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – Titular / CE – Comissão de Educação, Cultura e Esporte – Suplente / CI – Comissão de Serviços de Infraestrutura – Titular / CRA – Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – Titular / CRE – Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional – Suplente / CSP – Comissão de Segurança Pública – Titular.

MÁRCIO BITTAR

CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – Titular / CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – Suplente / CE – Comissão de Educação, Cultura e Esporte – Suplente / CMA – Comissão de Meio Ambiente – Titular.

ALAN RICK

CAE – Comissão de Assuntos Econômicos – Titular / CAS – Comissão de Assuntos Sociais – Suplente / CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – Suplente / CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – Suplente / CDR – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – Suplente
CE – Comissão de Educação, Cultura e Esporte – Suplente / CI – Comissão de Serviços de Infraestrutura – Suplente / CSP – Comissão de Segurança Pública – Titular / GPISRAEL – Grupo Parlamentar Brasil – Israel – Titular.

BATE-REBATE


– Tadeu Hassem demonstrou preocupação com o número de desempregados em decorrência das investigações da Ptolomeu III (…)

– (…) O deputado foi vítima, no fim de semana, de fake news. Foi atrelado a uma operação que já foi encerrada e ele é 100% inocente.

– Ptolomeu foi assunto do dia.

– Tanizio Sá e Michelle Melo lembraram que operações antigas mataram pessoas inocentes (…)

– (…) Mas que foram julgadas culpadas pelo povo!

– Esse é um assunto delicado.

– Edvaldo Magalhães (PCdoB-AC) continua carregando sozinho a oposição da Aleac (…)

– (…) Em quantidade e qualidade.

– Adailton Cruz tem abraçado com afinco a causa da Saúde (…)

– (…) Levou os colegas para o parlamento e deu voz na Aleac para serem ouvidos.






ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.







Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.