Plantão

Blog do Ton: Ciro diz que PP abandonou negociações por federação com o União Brasil – e a culpa é do Acre


Cristiano Mariz/Agência OGlobo.



O casamento por quatro anos dos gigantes Progressistas e União Brasil pode não acontecer. Pelo menos é o que afirma o presidente nacional do PP, ex-ministro Ciro Nogueira: “No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, publicou em redes sociais.

De acordo com insiders que transitam em Brasília, outro que estava desanimado era Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil. Os motivos? Pelo menos três. O primeiro deles: a falta de consenso com relação ao comando nacional da federação. Naturalmente, cada partido defende o seu.

Segundo, membros do Planalto acreditam que uma união desses dois partidos poderia dar dor de cabeça ao Governo Federal no futuro, já que ambos os partidos possuem alas oposicionistas. Uma união dessas alas em uma só poderia fazer um estrago maior no Congresso, e há quem acredite na teoria da conspiração de que o Planalto articulou contra essa união.

E terceiro, mas não menos importante: desentendimentos em alguns estados, como Acre, Pernambuco e Rio de Janeiro. Esses três estados foram apontados como problemáticos por pessoas de Brasília que acompanharam essas tratativas.

Por enquanto, os dois bicudos ainda não se beijaram. É esperar para ver se permanece dessa forma.

SESACRE

Nos bastidores, a informação do momento é que tudo que diz respeito à Sesacre, que foi alvo das manchetes nos últimos dias, tem motivação política. Uma ala dissidente da secretaria – com apoio de líderes que, por enquanto, permanecerão no anonimato – estaria vislumbrando o comando da pasta.

SÓ TEM UM

Acho que, às vezes, alguns esquecem que só existe um governador: Gladson de Lima Cameli.

UMA NOVELA

É o termo usado por insiders da política de Marechal Thaumaturgo para falar dos próximos cenários por lá. A única coisa que se sabe é que a bola está em campo. Agora, o boato da vez é que o governador tem um novo favorito: o ex-prefeito Itamar de Sá. Será que Gladson sabe disso ou os articuladores esqueceram de combinar com os russos?

JENILSON LEITE


“Criar uma nova força política no país com 34 deputados na Câmara Federal e sete senadores e várias destacadas lideranças políticas em municípios e estados é muito importante […] podemos ampliar a base de apoio e fortalecer o campo progressista nas eleições de 2024 e 2026 e ajudar na construção de políticas públicas que possam atender melhor a população brasileira”. Do ex-deputado Jenilson Leite sobre a comentada formação da federação com os Partidos PSB, PDT e o Solidariedade.

DESAFIO

Com todos os demais partidos ligados umbilicalmente ao Governo do Acre, o ex-deputado precisará de muita diplomacia para se cacifar à prefeitura de Rio Branco, seu objeto de desejo.

PSB TAMBÉM

Mesmo porque até o seu PSB flerta ultimamente com o governo, tendo o deputado estadual Adailton Cruz (PSB-AC) como componente da base de sustentação do governador Gladson na Aleac.

PTOLOMEU


Para a ministra Nancy Andrighi, sobre a Operação Ptolomeu III, ‘não se revela necessário’ o afastamento do governador Gladson Cameli. Ela afirma que a não liberação dos autos seria motivada por contrapartida do MPF.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Essas imagens de uma equipe do Detran flagrando um acidente quando justamente elaborava uma campanha de conscientização prova de uma vez por todas que a segurança também depende de quem usa o trânsito.

NÃO COMPACTUA


Assim que o secretário Aberson Carvalho (Educação, Cultura e Esportes) tomou conhecimento de uma possível prática de rachadinhas dentro de uma estrutura do órgão, inclusive através da imprensa, solicitou imediatamente a instauração de uma sindicância para apurar as denúncias. Quando foi questionado pelos jornalistas que o procuraram, reconheceu que a denúncia existe, deixou claro que não compactua e que as medidas legais serão adotadas.

ARROZ COM FEIJÃO

Aberson não inventou a roda, não escondeu a sujeira debaixo do tapete e fez somente o arroz com feijão bem feito. Às vezes, é só isso que precisa para se gerir uma crise. A imprensa ficou satisfeita com a resposta e, mais uma vez, a postura de Aberson foi brilhante. Que sirva de lição para os demais gestores.

BATE-REBATE

– Apenas 40% das meninas do Acre são vacinadas contra a HPV (…)

– (…) Um perigo absurdo. Espero que as autoridades de Saúde entendam a necessidade de se pensar numa campanha de conscientização.

– Em Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom também encaminhou ao legislativo o projeto de reajuste dos professores da rede municipal.

– O deputado Tanízio Sá (MDB-AC) propôs uma comissão de deputados para ir ao STJ a fim de garantir as obras paralisadas no Acre em decorrência da Ptolomeu (…)

– (…) A bancada federal nem fala sobre o assunto.

– A ex-deputada Perpétua Almeida está devidamente empossada diretora na ABDI. Sucesso na nova missão.

– “Que comparação absurda, a passagem é o olho da cara”. De um leitor ao comentar a nota do deputado Adailton Cruz (…)

– (…) Exatamente, a passagem é um absurdo. Parabéns. Da próxima, eu desenho.

– Gerlen Diniz irá compor comissões da Justiça e Segurança Pública na Câmara Federal (…)

– (…) Dois importantes espaços.

– Já Socorro Neri integra a comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (…)

– (…) Será titular!





ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.





Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.