Plantão

Blog do Ton: Jarude reage após articulação para Tanízio ser líder do MDB na Aleac


Emerson Jarude/Foto: ascom

Nos corredores do glorioso do dr. Ulysses Guimarães, não se fala de outra coisa: a decisão do MDB em entregar a Tanízio Sá a liderança do partido na Aleac. Fonte segura me revela que a decisão da legenda trouxe consigo uma leva de descontentes. Dentre eles, o jovem Emerson Jarude.

O descontentamento já não é segredo: uma reunião de portas fechadas entre membros da sigla, na segunda-feira (6), trouxe o atrito à tona. Dentre os que discordam da decisão, acredita-se que Tanízio deve levar o partido para as bandas da ala governista, o que os discordantes consideram um tiro no pé.

Esta não é uma equação de fácil resolução, daquelas de primeiro grau. Pelo pouco que conheço de Jarude, não duvidaria se o deputado – em caso de o MDB não repensar – considerasse a possibilidade de se declarar disponível para o mercado e procurar uma nova legenda que o garanta projetos parecidos com o que pensou para executar junto do glorioso.

Uma nova reunião está marcada para esta terça-feira (7) e a expectativa é que todas as partes cheguem a uma resposta final sobre a nova minissérie do MDB: quem é o líder do partido.

O PROBLEMA…

… É que nessa novela não tem o mocinho e não tem o vilão. Jarude precisa de liberdade e independência para tocar o projeto que pensou há tempos, que por sinal é muito promissor, e Tanízio sempre disse aos quatro cantos do Acre que é Gladson até o tutano.

OS DOIS ESTÃO CERTOS

Jarude não está errado em querer dar continuidade a um projeto mais independente, visando o longo prazo, e o deputado Tanízio também não, em querer sombra e água fresca nas pomposas palmeiras do Governo do Acre. O problema dessa história é que os dois estão certos.

EQUAÇÃO


Como em toda equação, existe apenas um resultado. É esperar para ver qual o denominador comum que os cabeças brancas do MDB irão chegar. Façam suas apostas.

ELES SÓ VÃO EMBORA

A informação que eu tenho é que o ex-prefeito Isaac Piyãko e trupe estão de malas prontas para mudar de cidade e prestar serviços junto a Funai, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas. Isso derrubaria por terra as acusações de um racha entre o ex-prefeito e o atual, Valdélio Furtado. Vou apurar essa história direitinho para não cometer injustiças. Com a palavra, Valdélio e Isaac.

ME SENTI NO RIO DE JANEIRO

Fui dar uma checada nas fichas criminais de alguns postulantes de Marechal Thaumaturgo e me senti no Rio de Janeiro, onde o requisito quase que obrigatório para ser governador é ter algum problema na justiça.

MODALIDADE EAD

Como coordenador da bancada acreana de fato e de direito, Alan Rick tratou de marcar reunião com representação do Governo em Brasília e solicitar encontro com o governador Gladson, prefeitos e demais interessados para tratar os recursos do orçamento destinados ao estado. Quer acompanhar tudo de perto e nem pensa, sob hipótese alguma, em terceirizar o serviço ou coordenar na modalidade EaD.

RECOMPOSIÇÃO

De acordo com a Veja, os governadores devem encontrar com o ministro Haddad (Fazenda) para pedir a recomposição do ICMS. No ano passado, o ministro Gilmar Mendes concedeu uma liminar determinando a compensação, pela União, de parte das perdas de arrecadação do tributo nas dívidas públicas do Acre e outros dois estados.

ESTÁ LONGE

Veja: “A medida, no entanto, está longe de resolver o problema estrutural de queda de receita. O ideal, defende a maioria dos governadores, é que haja uma revogação das leis colocadas em prática por Bolsonaro às vésperas da eleição — com aprovação do Congresso –, o que dependerá de uma disposição conjunta do Legislativo, do Judiciário e do governo federal em torno do tema”.

NÃO PÁRA!

Um órgão que não pára nunca é a Fundação Hospitalar do Acre, a Fundhacre. Todos os dias, são informações de mutirões de cirurgias, alinhamentos, treinamentos, além de contato com o interior, para levar saúde a quem mais precisa. O diretor-presidente João Paulo Silva é um dos destaques deste governo. É bom saber que uma instituição tão importante está sob os cuidados de quem entende, e se preocupa com quem precisa.

PRÓXIMA LEGISLATURA


Se o STF realmente for mexer no jogo das sobras, as chances de a decisão afetar apenas as próximas composições são grandes. Se os partidos perdedores tivessem contemplados, jamais iriam à justiça fazer briga – e não estou dizendo que a queixa é injusta.

BATE-REBATE

– Júnior Manchineri, o candidato indigena mais jovem do país, foi destaque no UOL e disse que quer colocar o Acre no mapa da transformação (…)

– (…) Fico feliz quando líderes propositivos do nosso estado viram destaque lá fora.

– Vou ficar surpreso se o vereador de Bujari que cometeu o crime absurdo de violência contra a colega for cassado (…)

– (…) Por aqui, os crimes contra a mulher costumam ser tratados na base do banho maria.

– Muito infelizes os comentários de que Mailza não deve ter voz de comando dentro do conselho político do Governo do Acre (…)

– (…) A vice-governadora está alinhada com Gladson.

– O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, tem feito importantes visitas para aproximar o legislativo das mais variadas instituições (…)

– (…) Gonzaga é um mestre na arte da diplomacia.

– A deputada Socorro Neri saiu em defesa de uma vereadora do sul brasileiro que foi cassada por denunciar ato supostamente nazista (…)

– (…) Socorro é sempre coerente. As questões de gênero devem ser um dos nortes do mandato da deputada.




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.