Plantão

URGENTE: PF deflagra operação no Acre para investigar crimes eleitorais e lavagem de dinheiro




A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (31) a Operação Hermes, resultado de uma série de investigações de candidatos a cargos políticos que estariam usando uma gráfica do município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, para fraudar as prestações de contas eleitorais e desviar dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral).

A investigação foi iniciada a partir de informações recebidas pela Polícia Federal, durante o período eleitoral de 2022.

A operação tem esse nome em razão do Deus Grego Hermes, conhecido como o Deus da escrita, responsável por enviar mensagens dos deuses para os humanos. Durante o pleito eleitoral, partidos políticos e candidatos usavam dos serviços gráficos para transmitir suas promessas por meio de “santinhos” e outros materiais de campanha impressos.

Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder por crimes eleitorais e lavagem de dinheiro, podendo receber penas que podem ultrapassar 10 anos de prisão, caso sejam comprovados os ilícitos. Durante a operação, foram mobilizados 12 Policiais Federais que cumpriram 3 mandados de busca e apreensão.



Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.