Plantão

Casos de dengue aumentam no Acre e Governo emite alerta à população


Foto: Reprodução



A Secretaria de Saúde (Sesacre) publicou um alerta após o Acre atingir 173 casos de dengue somente nas duas primeiras semanas de janeiro. Segundo a pasta, o momento pede que ações de prevenção da doença, como a eliminação de focos em todas as regiões do estado, sejam intensificadas.

O alerta pede que os gestores estaduais, municipais e até a população contribua com o combate a doença, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas. A Sesacre explica que por conta do período sazonal de chuvas intensas, que vão até março, a atenção precisa ser redobrada.

Sintomas

“A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele”, explica a Sesacre.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

A pasta lembra que caso os sintomas apareçam, é crucial que o paciente procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde.


Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.