Plantão

Blog do Ton: Tudo sobre a posse dos novos deputados estaduais acreanos


Foto: ascom

A Cerimônia de Posse dos deputados estaduais para o mandato 2023/2026 já tem dia, hora e local: será realizada no dia 1º de fevereiro às 10h, horário regimental, no plenário do Poder Legislativo.

De acordo com as informações divulgadas pela comunicação da instituição, após serem empossados, os deputados elegem ainda, a nova Mesa Diretora — Presidente; 1º , 2º e 3º Vice-presidentes; 1º, 2º, 3º , 4º e 5º secretários — para o biênio 2023/2024.

Quem quiser acompanhar de forma remota, a cerimônia será transmitida pelo canal da Aleac no Youtube, no canal da Aleac. A equipe de comunicação deve, ainda, registrar e disponibilizar todos os arquivos da cerimônia via link.

IMPRENSA

Os profissionais de imprensa serão conduzidos pelo cerimonial à sala de comissões, e após conduções protocolares, serão conduzidos ao plenário para que, segundo a comunicação da Aleac, “não haja nenhum tipo de tumulto”.

MESA DIRETORA

Teremos novidades no novo parlamento, certo? Certo. As novidades estão relacionadas à nova mesa diretora? Errado. De novidade mesmo, só a renovação de 50% dos parlamentares da Casa. A eleição de Mesa Diretora continua dentro do que já tem sido notícia aqui.

LUIZ GONZAGA

Com o aval de Gladson Cameli desde o último ano, a chapa encabeçada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB-AC) é prego batido e ponta virada. Conta com o deputado Pedro Longo (PDT-AC) como vice-presidente e o atual presidente Nicolau Júnior (PP-AC) como primeiro-secretário.

SAÚDE

Em Marechal Thaumaturgo, as informações que possuo são as de que o prefeito Valdélio Furtado planeja mexer na pasta de Saúde. Tem ouvido grandes nomes, como o senador Alan Rick e o deputado Eduardo Velloso, que podem ajudar com recursos lá em Brasília.

MÂNCIO LIMA

“Por aqui, termina uma eleição e já começa outra”. De um amigo que está por dentro da política da longínqua Mâncio Lima. A cidade pode até ser pequena no tamanho, mas em número de pré-candidaturas surpreende: pelo menos nove nomes querem comandar o executivo municipal. Vou falar do milagre e guardar o nome dos santos para uma próxima oportunidade.

PP

Pelo partido do governador Gladson Cameli, o PP, a briga pelas bandas do município deve ser grande. Um conhecido nome já se articula por fora para garantir a benção da legenda. Mas pode ser surpreendido por mais dois correligionários – com mandato – que também possuem o mesmo desejo. Isso tudo, que já é caótico, soma-se ao fato do atual prefeito Isaac Lima também querer entrar para a sigla. Quem poderá colocar ordem nessa casa, Chapolin?

MARA ROCHA

Apesar do resultado nada agradável, ouvi dizer que a ex-deputada Mara Rocha pensa em dar uma voltinha pelas bandas de Mâncio Lima. Isso porque o candidato do MDB, o Chicão, nas últimas eleições ficou em segundo lugar. E a ex-deputada acha que essa candidatura pode dar um caldo.

ESTÁ QUENTE!

Tem empresário, tem rostos novos, tem os que já testaram as urnas e alguns estreantes. A disputa em Mâncio Lima, pelo menos hoje, está quente. Com o tempo, o eleitor daquele município saberá se esse fogo é de palha.

POLARIZOU


Já no Juruá, a disputa parece que polarizou entre dois grupos: o do leão do Juruá Vagner Sales e do atual prefeito Zequinha. Zequinha tem boa popularidade e Jéssica, ex-deputada filha de Vagner, é uma das boas e raras revelações da política.

MAS…

Porém, contudo, todavia, que ninguém se espante se duas figuronas aparecerem pelas terras do governador Gladson para mexer o tabuleiro da política: o deputado estadual Zezinho Barbary (PP-AC) e o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos-AC).

NICOLAU JÚNIOR

Outra coisa que também não duvido é o atual presidente da Aleac, Nicolau Júnior, ser um dos grandes players dessa eleição, por essas bandas do Juruá. Com chances de, inclusive, ser cabeça de chapa.

BATE-REBATE

– Pela terceira vez, Edivan Azevedo é secretário no governo Gladson (…)

– (…) Já pode pedir música no Fantástico!

– No Acre, o Ministério Público recomendou a colégios militares que não controlem redes nem obriguem ‘padrões estéticos’ aos alunos (…)

– (…) Repercutiu na imprensa nacional. E não duvido nada que vire um daqueles longos objetos de discussão.

– Até o PT se pronunciou sobre o caso de agressão sofrido por uma vereadora de Bujari (…)

– (…) Enquanto isso (…) bem, deixa pra lá.

– O governador Gladson Cameli é presença confirmada na posse dos deputados estaduais.

– Quanto tempo deve demorar para que a questão da demarcação de terras seja mais discutida no Acre?

– Tomara que não seja tempo o suficiente para que mais tragédias aconteçam.

– Não vi os conspiradores falarem sobre o que significa a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de máscara. Nenhum palpite?




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.