Plantão

Blog do Ton: Os bastidores da posse de Gladson e Mailza — e a lição que fica



Em cerimônia tranquila e sem grandes problemas, o governador Gladson e a vice-governadora Mailza foram conduzidos aos cargos majoritários no Acre, na segunda-feira (1) em dois momentos: o primeiro na Assembleia Legislativa do Acre e o segundo na Esplanada do Palácio Rio Branco.

Nos bastidores, informações que circulam dão conta de que o governador tem nova reforma para aprovar na Aleac. “Algumas coisas podem mudar ainda”, deixa no ar o deputado e atual presidente da Casa, Nicolau Júnior (PP-AC).


Foto: Secom

O governador quebrou protocolos; um deles para elogiar Mailza: “Conto com Vossa Excelência”. Agradeceu aos adversários e deu conselhos ao filho Guilherme: “Estude. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

Deslumbrante, a ex-senadora agradeceu a Deus pela nova missão e celebrou os familiares, presentes em peso. “Vou cuidar das pessoas ao lado do governador Gladson”.

Talvez o maior fato desse dia, que é tão importante para a democracia, é a forma como Gladson lida com tudo e todos. Antes de sua chegada, o frenesi por conta do novo secretariado, com opiniões divididas, era alto. O governador chega, não foge das perguntas, olha no olho e, quando sai, não sobra uma alma viva para criticar. Encantou a todos.

Talvez essa seja uma lição deixada nesse dia: Gladson, por questões legais, não pode mais disputar reeleição. Teremos um próximo governador ou governadora daqui quatro anos. É bom que estudem o atual governador, pois sucedê-lo não será tarefa das mais fáceis.

11/14

É a proporção de quem está com Lula e de quem não está, em se tratando de governos. O Acre está. Gladson confirma para ainda esta semana reunião com o presidente.

Empregado

Questionado por membros da imprensa se assumiria mesmo o cargo de secretário do Agro, o deputado estadual José Luis Tchê brincou: “Vou sair de patrão para empregado”. O fato se confirmou nos momentos seguintes.

Chapa única

Nicolau Júnior, durante fala com a imprensa, destacou a importância da chapa da nova mesa diretora, encabeçada pelo deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB-AC). Com Tchê secretário, sinto um cheiro de chapa única no ar.

Parte do rito

Sempre presente nos eventos governamentais, a imprensa tem relação positiva com o governo Gladson. A estrutura dada precisa ser pensada. Expulsar a imprensa de certos espaços, como foi o caso do Plenário, virou parte do rito?

Palácio

No Palácio, Gladson agradeceu ao apoio da imprensa, mas o espaço pensado não agradou. Alguns se retiraram. A distância para o pouco iluminado dispositivo prejudicou alguns trabalhos, sobretudo para quem usava dispositivos móveis.

Grande secretário

Após a comentada troca de secretário da pasta de Segurança, Gladson se pronunciou em um grupo privado sobre Paulo Cezar, que deixou a secretaria: “Um grande secretário”.

100 dias


Foi o prazo que o governador deu a quem ficou para que mostrem resultados. Alguns se deram bem, pegando pastas com resultado do ano passado para comemorar.

Não existem argumentos

Edivan Azevedo foi o responsável por trazer o agro à campanha palaciana. Este setor estava indo pras bandas de Mara Rocha, e todo mundo sabe disso. E graças a Paula Mariano, Gladson disputou com conforto uma campanha vitoriosa sem ser chamado de assassino. Esses são dois fatos. E como todos sabem, contra fatos não existem argumentos.

2023

Aos secretários novos e velhos, aos nossos governos estadual e municipais, à nossa população e especialmente aos leitores deste espaço, começo o ano desejando tudo que há de melhor. Com uma pandemia controlada — e que assim permaneça — meu desejo é que tudo volte ao normal e todos nós tenhamos um ano de paz, saúde e prosperidade.

Bate-rebate

– Quase 30 milhões de árvores foram derrubadas no Acre, apenas em 2022 (…)

– (…) Desafio para o novo governo federal e a nova secretaria da pasta de Meio Ambiente.

– Gladson: “Não temos mais prerrogativas para o erro”.

– Lula recebe faixa de uma criança representando o povo (…)

– (…) Sua posse foi linda.

– Ele terá sete senadores na sua equipe ministerial.

– “Jeito de gente simples”. Bocalom sobre Gladson.

– O prefeito prestigiou a posse do governador reeleito!

– Aos poucos, o clima entre prefeitura e governo tem ficado mais agradável.


Tecnologia do Blogger.