Plantão

Blog do Ton: Os bastidores da eleição da Mesa da Aleac, que é prego batido e ponta virada


Assembleia Legislativa do Acre. Foto: Agência Aleac.



Depois do episódio envolvendo o deputado estadual, e agora secretário da Seprod, Luis Tchê, alguns setores da imprensa começaram a falar sobre uma possível candidatura de outro deputado do PDT, Pedro Longo, rivalizando com a candidatura do Palácio, encabeçada por Luiz Gonzaga (PSDB-AC).

Pois bem, uma reunião de portas fechadas parece ter esclarecido o episódio: de acordo com uma fonte, o consenso em torno do nome de Gonzaga — que sempre existiu — permanece. Nunca se deu de outra forma. Outra fonte ligada ao Palácio reafirma: essa questão envolvendo a nova Mesa é prego batido e ponta virada. Gladson deu carta branca ao atual presidente Nicolau Júnior para conduzir as tratativas.

A eleição acontece na abertura dos trabalhos. Mais uma vez, apesar de todo e qualquer burburinho, a eleição caminha para acontecer de forma pacífica, com chapa única, e num consenso com a maioria esmagadora dos novos deputados.

Inteligente

O deputado Pedro Longo é inteligente. Um dos maiores nomes desta atual legislatura. Precisa, com inteligência e prudência, tratar o assunto, se pronunciando conforme necessidade, sob o risco de ser desconsiderado à vaga de vice-presidência da chapa.

Ainda bem

A administração de Senador Guiomard, sob a gestão da prefeita Rosana Gomes, afirmou em nota assinada pela secretária de Saúde Dayana Reis que “considera infundada e desprovida de verdade a notícia publicada na imprensa e redes sociais, sobre a contratação de empresa especializada em outdoor fora sem o aval da lei”. Ainda bem que, por aqui, eu não disse isso.

Nota

A nota, cheia de termos rebuscados, ao estilo de um jornalista local, esclarece que tudo foi feito dentro dos princípios da legalidade, mas não esclarece o principal: o motivo da contratação. É isso que a população quer saber.

Do limão uma limonada

O ex-deputado Ney Amorim pode transformar seus votos em força política na próxima eleição. Literalmente fazer do limão uma limonada. Mas não deve ter vida fácil se quiser ser cabeça de chapa à PMRB. Ter o apoio de Gladson não está próximo às suas possibilidades.

Enxurrada

Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) recebe uma enxurrada de comentários contra seu voto à reeleição de Rodrigo Pacheco na presidência do Senado.

Brasília

Gabriela Câmara tem se movimentado bem à frente do Iteracre. Agora, está em Brasília em busca de apoio federal para conduzir seu plano de trabalho. Já está, naturalmente, à frente de muitos secretários que acham que dinheiro cai do céu.

PRF

O Governo Federal exonerou superintendentes da PRF em diversos estados e o Acre está na lista. Ainda não existem os nomes dos substitutos. Dos 18 já apresentados, 10 são mulheres.

Mais alguns dias

Bolsonaristas que estão presos no Acre devem passar mais alguns dias na cadeia. Que fique ao menos a mensagem de que fomentar atos antidemocráticos não é uma opção.

Uns com tanto…

O ex-prefeito Dêda apareceu em duas nomeações: no Governo do Acre e na Prefeitura de Cruzeiro do Sul. A prefeitura alegou erro de digitação.

… Outros com nada

Enquanto isso, ex-comissionados acampam na Casa Civil em busca de seus carguinhos. Uns com tanto, e outros com nada.

Bate-rebate

– No ContilNet, você confere o que abre e o que fecha neste feriado.

– Acesse e veja essa e outras notícias.

– Flávio Dino defende federalização parcial na Segurança do DF.

– A deputada eleita a Michelle Melo vai participar de um encontro de políticos LGBTQIAP+ (…)

– (…) Michelle pode ser uma das grandes protagonistas da próxima leva de deputados da Aleac.

– Celina Leão, a nova governadora do DF, disse que é o governo federal que deve escolher o novo secretário de Segurança (…)

– (…) A nossa rainha da Inglaterra.

– Mesmo com dados instáveis, o Rio Acre continua subindo (…)

– (…) Cadê o planejamento das autoridades competentes?

– Finalizando com boa notícia: o Acre não registrou mortes por dengue em 2022.



Fonte: Contilnet

Tecnologia do Blogger.