Plantão

Blog do Ton: A beleza de se ver, na prática, o que se promete nas campanhas


Governador visitou escola João Paulo II/Foto; ascom



“O recesso escolar chegou e novamente nós pensamos nas nossas maiores autoridades: os estudantes. Esse ano, mais uma vez, as escolas continuarão abertas durante o recesso, para que todos os alunos que precisem, possam se alimentar bem”. A declaração, em formato de vídeo, é do governador Gladson Cameli.

Para quem não se lembra — o que acho pouco provável porque é de um passado não tão distante — o Prato Extra foi um tema recorrente de campanha, pois assegura mais uma refeição de qualidade para mais de 160 mil alunos da rede estadual de ensino, nos 22 municípios acreanos.

As aulas do ano letivo nos colégios públicos acreanos encerraram dia 20 de janeiro e devem retornar em 6 de março, quando inicia as atividades de 2023. No último recesso, a refeição diária para os alunos também foi mantida, sendo servida dentro das escolas por turnos ou em horários específicos.

Certa vez, o secretário Aberson Carvalho (Educação, Cultura e Esportes) disse que o Prato Extra é o maior programa social do Governo do Estado. Não exagerou. E mais bonito do que ver nas campanhas eleitorais — que, principalmente em se tratando de reeleição trazem um céu de brigadeiro — é ver na prática a garantia de que centenas de milhares de estudantes terão sua segurança alimentar garantida nas férias. Faço o registro com gosto e não meço palavras para parabenizar o governador Gladson Cameli.

Francisca Arara

É o nome da Assessora Especial Indígena do gabinete do governador Gladson Cameli. Que baita acerto. Se ações como esta chegarem ao Governo Federal, o governador avança algumas casas no jogo do relacionamento com Lula.

ICMS

De Brasília, a informação que chega é que o assunto ICMS também está entre as pautas dos governadores nas agendas brasilienses. Esse é um assunto recorrente por aqui. A expectativa é que uma reunião com Lula traga novidades ao Acre.

Federação do Futebol

Após alguns registros sobre a federação acreana de futebol, e sua próxima eleição, um articulador político veio me perguntar: “Ton, você está de que lado nessa história?”. Ora, eu estou do mesmo lado que o meu leitor. Na arquibancada, com pipoca e, vez ou outra, fazendo apenas o meu papel de comentar coisas aqui e ali.

Litoral do Ceará…

… foi o destino escolhido pelos vereadores Piaba, Raimundo Castro e uma assessora de Lene Petecão. Calma! Eles estão fazendo um curso. O Blog deseja boa aula.

Invasão a escola


A notícia de que criminosos invadiram uma escola e deram tiro no peito de um servidor é chocante, mas vale ressaltar que isso não acontece de hoje. O Acre já vive um histórico de falta de segurança pública e que precisa ser freado.

Edivan Azevedo

“A intenção é somar e talvez multiplicar as forças com o secretário Tchê. Juntar o know how político dele com o meu técnico e juntos alavancarmos o setor. Agradeço a confiança do governador, a boa vontade do Secretário em aceitar e o referendo da vice-governadora ao assinar o decreto”. Do agora secretário-adjunto Edivan Azevedo, merecidamente reconduzido ao primeiro escalão do Governo na pasta do agro.

A favor

No ContilNet, você confere uma reportagem com indígenas que são a favor da construção da estrada que ligaria os municípios de Santa Rosa do Purus a Manoel Urbano.

Denis Augusto Kaxinawá

“Também sou representante do povo indígena aqui em Santa Rosa e não estou sabendo de nenhuma denúncia, partindo daqui, contra a abertura dessa estrada. Pelo contrário, a construção dessa estrada é importante para todos nós”. Do vereador Denis Augusto Kaxinawá, que aliás é presidente da Casa.

25 mil

É o número de kits de fardamento escolar que serão distribuídos pela Prefeitura de Rio Branco. Importante ação do prefeito Tião Bocalom, que beneficia diretamente a quem mais precisa.

Pertinho

Por falar em Bocalom, populares da Baixada da Sobral tiveram a oportunidade de trocar ideias com o prefeito. Ele esteve por lá fiscalizando as obras municipais. Está pertinho da população.

Bate-rebate

– STF, caos no Peru, mortes e… qual o assunto do momento? (…)

– (…) O casamento do governador.

– Nada disso abala o governador, e não estou dizendo que ele é de ferro.

– Gladson está preocupado em fazer um “mandato de ouro” para o povo, como me disse.

– Políticos que foram enquadrados pelo ministro Alexandre de Moraes e voltaram com suas redes, fiquem espertos (…)

– (…) Ele continua de olho.

– A justiça absolveu o PF acusado de matar um jovem em boate do Acre (…)

– (…) Os familiares choraram muito durante a leitura da sentença.

– Foram 4 votos em favor da absolvição contra 3 pela condenação.

– O MPAC disse que irá recorrer.


Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.