Plantão

Ufac suspende aulas após reclamações por fechamento de restaurante universitário

RU entra em recesso nesta segunda-feira (19) e fica fechado até o dia 1º de janeiro de 2023 — Foto: Ana Paula Xavier/ Rede Amazônica


O Conselho Universitário (Consu) decidiu suspender as atividades acadêmicas no campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac) a partir desta segunda-feira, 19, após repercussão negativa do recesso do Restaurante Universitário (RU), em Rio Branco. O retorno está previsto para o dia 2 de janeiro de 2023.


Mesmo com aulas marcadas até a próxima sexta, 23, o Restaurante Universitário (RU) anunciou que entraria em recesso de fim de ano até o dia 1º de janeiro de 2023.


Em nota, o Conselho informou que os dias letivos suspensos serão reprogramados no final do semestre, que deve ficar para 30 de março de 2023. A alteração no calendário acadêmico deve ser divulgado no site oficial da Ufac.


RESTAURANTE FECHADO

O anúncio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) foi publicado nas páginas oficiais do RU e da Ufac e gerou uma série de críticas por parte dos estudantes. Isso porque, a princípio, as aulas seguiriam até o dia 23 de dezembro, segundo calendário acadêmico, e eles alegaram que não teriam condições de comer com o restaurante fechado.

Uma das justificativas, segundo a Proaes, é que com o bloqueio de valores anunciado pelo Ministério da Educação, a Ufac está impedida de empenhar gêneros alimentícios, o que acarreta o comprometimento da entrega de alimentos pelas empresas.

A refeição no Restaurante Universitário custa R$ 1, tanto café da manhã, como almoço e janta. Com o recesso, os estudantes teriam que fazer essas refeições em quiosques pela Ufac, o que custaria muito mais.


No comunicado, a pró-reitoria afirma ainda que durante o recesso vão ser feitos serviços de manutenção no prédio do restaurante.
Nas redes sociais, estudantes criticaram recesso do RU uma semana antes do recesso acadêmico — Foto: Reprodução


Nas redes sociais, um dos acadêmicos criticou o recesso do local uma semana antes do recesso dos estudantes. “Cadê o planejamento de vocês que não viram isso? RU entrando de recesso uma semana antes do recesso acadêmico? Vocês não enxergam isso?”, publicou.

“Quem vai ter todo dia quase 30 reais por dia para gastar no quiosque com café e almoço e, às vezes, quem fica direto, com a janta?”, questionou outra estudante.

Os acadêmicos também lançaram um formulário para apresentar um requerimento pela suspensão das aulas em função do fechamento do restaurante.

Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, as atividades do RU vão ser suspensas nesse período pelos seguintes motivos:

Foi destinada emenda parlamentar para manutenção da estrutura física do RU, que propiciará a melhoria do espaço. A primeira fase da execução da emenda precisa ocorrer no ano corrente, caso contrário haverá atraso na segunda fase e grande risco de perda dos recursos orçamentários destinados para tal;
Como é sabido, com o bloqueio do saldo para realização de empenhos, a Ufac está impedida de empenhar gêneros alimentícios, o que acarreta o comprometimento da entrega de alimentos pelas empresas;
Em relação ao recurso financeiro do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), recentemente desbloqueado, a Proaes informa que este foi utilizado em sua integralidade para pagamento de bolsas e auxílios.

Fonte: G1Ac
Tecnologia do Blogger.