Plantão

PF deflagra operação no Acre e apura contrabando por empresas de fachada


Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (14) a operação “Cortina de Fumaça”, pela Polícia Federal, com o objetivo de investigar contrabando de cigarros de origem estrangeira na fronteira do Brasil com a Bolívia, pelo Acre, mais especificamente entre os municípios de Cobija (Bolívia) e Epitaciolândia (Acre).



Foi interceptado um caminhão-baú, transportando 7.500 pacotes de cigarros contrabandeados. Ao todo, 12 policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em residências e empresas dos investigados, em Brasiléia/AC e Porto Velho/RO.



“A partir das declarações e dos elementos colhidos, verificou-se que os principais responsáveis pela prática do crime, usavam empresas de fachada, as quais emitiam notas fiscais ideologicamente falsas para acobertar a mercadoria contrabandeada”, diz um trecho da nota divulgada pela PF.



Além disso, relatórios apontaram que os investigados realizavam operações financeiras vultosas suspeitas, incompatíveis com as rendas declaradas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando (Art. 334 do Código Penal) e ainda pelos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Art. 16 e 22 da Lei nº 7.492/1986).


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.