Plantão

PF no Acre desarticula quadrilha que atuava com lavagem de dinheiro


A Força Tarefa de Segurança Pública do Acre, composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou nesta sexta-feira (14) a terceira fase da operação Héstia, com o objetivo de combater uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas.

A investigação teve início em janeiro de 2021 e revelou um esquema profissional responsável pela engenharia financeira e administração de valores provenientes de fontes ilícitas, movimentado através de empresas “laranjas”, objetivando dificultar o rastreamento dos recursos, ocultar bens e valores, dissimular sua origem e reinserir os ativos no mercado com aparência de legalidade.



A operação contou com a participação de 30 (trinta) policiais, que cumpriram 10 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco – AC, sendo 02 de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão e 04 de sequestros de bens imóveis e gado nas cidades de Rio Branco, Epitaciolândia e Capixaba.

Foram objeto de sequestro um apartamento, um prédio, fazendas e centenas de cabeças de gado pertencentes ao grupo criminoso, totalizando mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) de descapitalização do crime organizado.



A ação é um desdobramento da operação que teve o objetivo de combater uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro e que atuava em quatro estados da federação (AC, AM, RJ e RN).

Os investigados responderão pelos crimes de integrar Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, previstos, respectivamente, na Lei n. 12.850/2013 e Lei n. 9.613/1998, cuja penas somadas passam de 10 (dez) anos de prisão.



Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.