Plantão

Blog do Ton: A maior decepção destas Eleições de 2022 no Acre tem nome

Foto: reprodução
Câmara 100% renovada, Aleac 50% renovada, novidade no senado e uma vitória acachapante no governo. Esse é o resumo do resumo das eleições no Acre. Durante a apuração, transmitida ao vivo pelo ContilNet, uma fala do meu amigo, jornalista Everton Damasceno, durante conversa comigo e meu outro amigo jornalista Nelson Liano me fez recordar de uma leitura feita nos tempos que era Gestor de Marketing da Febracis, uma instituição multinacional que lida com desenvolvimento humano.

O Jogo Interior do Tênis foi uma indicação do meu diretor Zé André, um dos coaches mais incríveis do Brasil, e fala sobre o que acontece numa partida de tênis: existe o jogo propriamente dito, aquele que você precisa dominar as técnicas, e existe um jogo interior, que acontece dentro de você, puramente mental – e decisivo para qualquer partida.

Num momento da nossa transmissão ao vivo, falando de um poderoso clã que saía sem uma almejada vaga nestas eleições, Everton comentou: “Faltou combinar com o povo”. Isso me fez refletir sobre o fato de que, assim como no tênis, na política também existe um jogo paralelo.

Na verdade, é algo bastante claro, mas que nestas eleições ficou escancarado: existe o jogo das articulações, das estruturas, das negociatas; e existe o jogo com o povo, na rua, a dor e o desejo popular.

O que mais explicaria um governador como Gladson Cameli ir às urnas sem todas as lideranças que estavam em seu palanque e apresentar performance maior que quatro anos atrás? E o curioso caso de Alan Rick, que contra tudo e contra todos foi o grande escolhido para a vaga de Senado?

Enquanto esses dois exemplos provaram ter o apoio do povo, mesmo em condições políticas adversas, alguns clãs como os Melos, os Sales, os Milanis, os Cordeiros e os Rochas, mesmo com estruturas competitivas, saíram enfraquecidos – e talvez seja essa a maior decepção das eleições: mesmo que você seja um Flaviano e saiba construir uma campanha como a palma de sua mão, desde as portas que precisa bater para ter voto até os recursos que precisa destravar, existe um jogo da qual você não pode fugir. E nesse jogo, parafraseando meu amigo Everton, você precisa, mais do que nunca, combinar com o povo.


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.