Plantão

Mais de 2 mil agentes das forças de segurança vão atuar no primeiro turno das Eleições 2022 no próximo domingo

Esquema de segurança terá mais de 2 mil agentes trabalhando no domingo de eleição – Foto: Arquivo/PM-AC

Mais de 2 mil agentes das forças de segurança vão atuar no primeiro turno das Eleições 2022 no próximo domingo (2). Além disso, duas aeronaves serão colocadas à disposição para dar apoio logístico e para garantir a votação.

Unidades do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) também estão de prontidão para ajudar nas ocorrências. Conforme o esquema montado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 1,6 mil homens da Polícia Militar (PM-AC), Polícia Civil (PC) e do Corpo de Bombeiros foram escalados para trabalhar no domingo.

Já das forças armadas serão 600 agentes na operação. Equipes do Serviço de Atendimento Médico (Samu) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estarão de prontidão para qualquer eventualidade.

“Isso além do atendimento normal de emergência. O sistema vai funcionar com o efetivo, lembrando que a Polícia Militar trabalha antes, durante, no dia e também após as eleições. O Exército Brasileiro, além de cuidar do Acre, também vai atuar na região de Boca do Acre, no Amazonas”, o coordenador de integração operacional da Sejusp, coronel Glayson Dantas.

Esquema de segurança

Na manhã desta quinta-feira (29), representantes das forças de segurança e do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) se reuniram para falar sobre o trabalho integrado das polícias e as ações que serão colocadas em prática no domingo. O chefe da delegacia de Defesa Institucional da PF-AC, Felipe Peres, explicou que apenas em Rio Branco serão mais de 200 policiais federais estarão atuando no pleito.

“Vamos ficar 24h a disposição da população para atuar durante a eleição e trazer um pleito eleitoral seguro, transparente e democrático. Temos mais duas delegacias descentralizadas, uma delas em Cruzeiro do Sul, que também estarão totalmente voltadas para o pleito eleitoral, também teremos uma delegacia em Epitaciolândia. Todo o efetivo da Polícia Federal estará totalmente voltado para o pleito eleitoral”, destacou.

Com ajuda das outras polícias, Peres contou que todas as cidades acreanas terão a presença de agentes da PF durante as eleições. As forças de segurança montaram o Centro Integrado de Comando e Controle que será sediado na Polícia Federal.

“Essa interface entre todos os órgãos de segurança e também entre o TRE já vem de diversas reuniões que aconteceram durante um período logo para alinhar todas as expectativas e diretrizes e fazer um planejamento único em direção a um pleito tranquilo e transparente”, disse. Aline Nascimento, do G1 Acre


Fonte: 3dejulhonoticias
Tecnologia do Blogger.