Plantão

Folha diz que Acre foi esquecido por presidenciáveis e que JV pode não ir ao 2º turno

Lula e Jorge Viana em mais um encontro em São Paulo/Foto: Ricardo Stuckert

Uma matéria divulgada pelo site Folha de S. Paulo diz que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) focaram as campanhas nos três maiores colégios do país e ignoraram pelo menos seis estados, entre eles o Acre.

Além do Acre, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Rondônia e Roraima não tiveram nenhum ato de campanha ou comício dos quatro postulantes ao Palácio do Planalto, após o início do período eleitoral, em 16 de agosto.

Somados, os estados têm quase 9,6 milhões de eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), menos do que a Bahia tem (11,3 milhões de eleitores).

“Segundo o Ipec, Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto em quatro dos seis estados esquecidos –Acre, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Alagoas e Piauí são redutos políticos de dois dos principais aliados do presidente: Arthur Lira (PP-AL), que comanda a Câmara, e Ciro Nogueira (PP-PI), ministro-chefe da Casa Civil”, diz trecho da reportagem divulgada nesta terça-feira (27).

Outra questão levantada pelo site é quanto ao candidato de Lula no Acre: Jorge Viana, que segundo a reportagem, corre o risco de ficar de fora do segundo turno das eleições.

Sobre a ausência de Lula no Acre e outros estados, Jorge disse à Folha de S.Paulo que todos os candidatos da base já haviam concordado com essa decisão, por ser uma campanha curta e esses estados terem colégios eleitorais menores.

Tecnologia do Blogger.