Plantão

Blog do Ton: Pesquisa divulgada traz duas questões – e fenômeno lá de fora pode repetir-se no AC

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

Os eufóricos cientistas políticos de WhatsApp estavam em polvorosa na noite de segunda-feira (29): só se falava na pesquisa Ipec/Rede Amazônica. Os números, ligeiramente diferentes dos divulgados em última pesquisa, eram aguardados porque são de um instituto que não é ligado à nenhuma força política do estado.

E, destas pesquisas, tiro duas questões a serem discutidas: primeira é sobre um segundo turno. Gladson com 51% venceria já num primeiro turno, algo que é defendido por uma ala da política. Caso isso acontecesse, o governador estaria nos céus, não precisando fazer as negociações que sabemos que existem para ir para um segundo turno com mais apoio.

A segunda é de que – caso avance para um segundo turno – a eleição, no Acre, pode ser polarizada, a exemplo do que acontece lá fora entre Lula e Bolsonaro – pelo menos nos cenários desenhados até aqui.

Como o cenário no Acre está mais dinâmico que nunca, não vou nem fazer análises mais detalhadas. Dentro de alguns dias, pode aparecer outra pesquisa com números totalmente diferentes. A única pesquisa que eu fielmente acredito é a de domingo, quando as urnas forem abertas.

Tecnologia do Blogger.