Plantão

Blog do Ton: A engenharia de Marcio Bittar para estas eleições e jogadas de xadrez

Foto: ContilNet

Marcio Bittar (UB-AC) disse e fez: ao afirmar possíveis destinos para este ano, levantou a bola de que poderia ser candidato ao Governo. Aos 45 do segundo tempo, anunciou o martelo batido.

Conduziu Márcia Bittar (PL-AC) ao bloco que gira em torno da candidatura de Mara Rocha (MDB-AC) – o que deu a esse bloco um tempo de rádio e TV quase idêntico ao do bloco governista – e toca sua candidatura com o porte e estrutura do União Brasil, com também generoso tempo de mídia e verba.

Se imaginarmos o cenário político do Acre como um bom jogo de xadrez, eu não precisaria ser um guru de leitura política para entender que Marcio espalhou estrategicamente – e bem – as suas peças e isso geralmente dá um maior controle sobre o jogo.

Também não preciso ser um expert – penso eu – para perceber que Marcio, com a jogada de se postular ao Governo, protegeu seu Rei, a supremacia dentro do seu grupo, e fragilizou o Rei do seu principal algoz, o governador Gladson Cameli.

Esse jogo foi aberto agora. Teria Marcio feito uma ‘troca’ ao conduzir Márcia à chapa de Mara? Quais peças Marcio move em torno de si e quais peças move em torno de Márcia? O segundo turno é o zugzwang de Bittar? E o cheque-mate? São muitas perguntas – que eu tenho certeza que o dono das respostas não vai responder. Pelo menos agora.


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.