Plantão

Maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia, está em chamas; explosão pode ser 10 vezes maior que Chernobyl

ABC News (Reprodução).

A usina nuclear de Zaporizhzhya, na Ucrânia, está em chamas. A informação foi confirmada pelo governo de Kiev e por agências internacionais de notícias. Cientistas temem que o reator atômico possa explodir, o que causaria uma tragédia com potencial dez vezes maior do o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986 também na Ucrânia, que à época era parte da União Soviética.

O prefeito da cidade de Enerhodar, onde fica a planta da usina, Dmitri Orlov, disse há pouco que as chamas podem ser vistas de longe e confirmou que combates entre tropas russas e ucranianas ocorrem nas proximidades da área de Zaporizhzhya, que é responsável pelo fornecimento de 30% da energia elétrica do país.

As últimas informações dão conta de que um coluna de tanques russos se encaminhava para área da usina nuclear e fontes militares suspeitam que eles estejam se preparando para dominar o local, tirando o controle das autoridades ucranianas.

A cientista nuclear Cheryl Rofer, que por 35 anos trabalhou no Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA, disse por meio das redes sociais, minutos após a notícia das chamas se espalhar, que uma explosão no reator de Zaporizhzhya é improvável.


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.