Plantão

Após dois anos sem Expoacre, governo anuncia 47ª edição da feira para o final de julho



Após dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a maior feira agropecuária do Acre, a Expoacre, em Rio Branco, deve voltar este ano. Em reunião na tarde desta terça-feira (22), o governo estadual decidiu que a 47ª edição da Expoacre será realizada no mês de julho no Acre.

O evento começa dia 30 de julho e segue até 7 de agosto. A gestão também decidiu a data da ExpoJuruá, outra feira agropecuária que é realizada em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado. A festa começa dia 1 e termina dia 4 de setembro.

O governo informou que as feiras serão realizadas após a redução de redução dos casos de Covid-19 no estado. “É um evento que expõe as potencialidades econômicas do Acre, movimenta setores públicos e privados, traz uma grande oportunidade de negócios e promove a geração de emprego e renda. Já é uma tradição no calendário do Acre e conta com a participação da sociedade, além de trazer visitantes de outros estados e de países vizinhos como o Peru e a Bolívia”, defendeu a diretora técnica da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Taiane Belarmino.

Em 2020, a tradicional feira não aconteceu por conta da pandemia. O governo chegou a cogitar a realização do evento de forma on-line, mas a ideia não foi para frente. Na época, foi informado que a Expoacre só poderia acontecer quando o estado estivesse na fase verde de classificação de risco da pandemia.

Já em 2021, a ex-secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, tinha anunciado o evento com previsão para ocorrer entre o final do mês de outubro e início de novembro, com shows nacionais e Cavalgada para abertura. Contudo, após receber pareceres da Secretaria de Saúde (Sesacre) e do Comitê de Enfrentamento ao Covid, o governo do Acre voltou atrás e decidiu que não vai realizar o evento.

Expectativa de público

Ainda segundo o governo, a expectativa é que 25 a 30 mil pessoas passem pela feira de Rio Branco diariamente. O orçamento para a realização da feira não foi definido, mas a equipe governamental espera que o evento arrecade um maior ou igual ao que foi arrecadado em 2019, que foi R$ 74 milhões.

Cerca de 200 mil pessoas passaram pela tradicional feira naquele ano em nove noite de evento.

Casos de Covid e vacinação no Acre

O Acre registrou 41 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença nesta terça-feira (22), segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O número de infectados chegou a 123.710 e o de mortes em todo o estado continua o mesmo, 1.990.

Há cinco exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado continua em 10%. Dos 30 leitos de UTI existentes, três estão ocupados. São 20 leitos em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

O estado tem 11 pessoas internadas nos hospitais de referência, das quais oito com resultado positivo para o novo coronavírus.

O estado tem uma taxa de incidência de 13.296,3 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 222,5 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 1,6%.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.316.743 doses na população até essa segunda (21) data da última atualização. Das doses, 629.432 pessoas tomaram a primeira dose, 505.021 a segunda, 12.530 a dose única e 153.028 dose de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Tecnologia do Blogger.