Plantão

Brasileiros já podem consultar dinheiro esquecido em bancos; confira como fazer


Foto: Reprodução

O novo site para que os brasileiros possam consultar o Sistema Valores a Receber (SVR) já pode ser utilizado a partir desta segunda-feira (14). A página valoresareceber.bcb.gov.br já está disponível para que os clientes verifiquem se possuem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira.

A página alternativa foi criada pelo Banco Central (BC) depois que uma primeira versão foi retirada do ar poucos dias após o lançamento. A quantidade de acessos foi tão grande que a entidade não conseguiu manter a plataforma online.

No momento da consulta, a pessoa saberá se tem valores a receber e, caso positivo, receberá uma data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência a partir de 7 de março de 2022.
Como consultar valores a receber

Apesar do sistema estar disponível a partir de hoje, o BC salientou que os correntistas não precisam ter medo de perder o acesso. A instituição explicou que os brasileiros que tiverem dinheiro em contas nunca perderão o direito sobre os valores, já que os bancos “guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário”.

Confira, a seguir, o passo-a-passo que o Banco Central preparou sobre como verificar e resgatar o dinheiro:

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
Se você ainda não tiver um login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
Acesse novamente a página valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar a transferência;
Se você perder sua data de resgate, acesse a página valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema informará uma nova data para retorno.

Fonte:nahoradanoticia
Tecnologia do Blogger.