Plantão

Artilharia de fake news age a todo vapor no Acre para Eleições 2022, mas pode estar com dias contados

Smartphone em uso. Hoje, a principal ferramenta de propagação de notícias falsas. Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil

O Ministério Público Federal enviou ofícios ao Google e à Apple questionando se ‘as lojas de aplicativos das empresas disponibilizam e a comercializam aplicações que não se adequem à legislação brasileira, ou que causem potencial dano a interesses coletivos’. Informação publicada pelo Antagonista.

A causa é o aplicativo Telegram, após a falta de diálogo entre o escritório que representa a empresa no Brasil e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. “O órgão também pede que sejam informados os contatos fornecidos, aos responsáveis pela Google Play Store, pelos provedores responsáveis pelo WhatsApp, pelo Telegram, pelo Instagram, pelo Facebook, pelo Twitter e pelo TikTok, para cadastro e eventuais providências”, diz publicação.

Aplicativos como o Telegram vêm sendo usados desde muito tempo para disseminar informações tendenciosas. O mais usado para mensagens privadas, WhatsApp até ganhou um recurso para checar se uma informação é verdadeira ou falsa – a famosa lupinha ao lado do link. Mas nem sempre é funcional. Para entender como funcionam as fake news, um exemplo claro:

Um buraco no aeródromo de Marechal Thaumaturgo foi discutido durante toda a terça-feira (22). Com uma foto aproximada, militantes das redes trataram de espalhar a informação de que a recém inaugurada pista sofria com problemas. Nesse caso, usou-se uma informação verdadeira (a foto) para afirmar uma informação falsa (buracos na pista). Até membros da base do governo acreditaram na história contada e criticaram as obras.

À tarde, um vídeo divulgado pôs fim em todo o mistério: o buraco não foi no aeródromo, mas no estacionamento. Ele não tinha o tamanho que aparentava ter, era menor. E o dano – que foi consertado no mesmo dia – só foi causado porque, além das fortes chuvas, o aeródromo recebeu duas aeronaves de grande porte: do Exército Brasileiro e da empresa de táxi aéreo DuGomes.

Com as tratativas dadas ao assunto pelo Ministério Público Federal, muita coisa pode mudar no jogo político. Muita gente pode perder o poder que tem.


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.