Plantão

Acre está sob alerta de perigo de chuvas intensas entre este domingo e segunda, aponta Inmet



Foto: Reprodução


Muita chuva ainda pode cair no Acre entre este domingo (20) e segunda-feira (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas válido entre às 9h46 deste domingo e às 10h de segunda para todo o estado.


Nesse sábado (19), conforme a Defesa Civil Municipal, choveu 70.4 milímetros em 5h em Rio Branco. Isso fez elevar o nível do Rio Acre em 1,5 metro, saindo de 10,76 metros para 12,26 metros.


Ainda segundo o Inmet, deve ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



Pelo menos 13 estados estão sob alerta de perigo de chuvas intensas entre este domingo e segunda — Foto: Reprodução


O alerta do instituto inclui também diversos estados do país, desde o Rio de Janeiro, Sul do Espírito Santo, Minhas Gerais, Distrito Federal, parte da Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Pará, parte do estado do Amazonas, todo estado de Rondônia e todo Acre.


As instruções dadas são:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: nahoradanoticia
Tecnologia do Blogger.