Plantão

Empresa é acusada de fraudar emissão de certificados a candidatos de concurso do ISE no Acre

 

Foto: Ac24horas

Uma empresa que oferece cursos digitais está sendo acusada de emitir certificados falsos a compradores que estariam na disputa pela vaga de agente socioeducativo do último concurso do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), realizado no último domingo (5).

Entre os cargos mais disputados, estava o de agente socioeducativo, onde mais de 20 mil pessoas se inscreveram. Para este cargo específico, o candidato podia apresentar certificados de cursos, que conta pontos na classificação final.

Foi aí que surgiu a revolta de um candidato, estudante do último ano de Direito, que prefere não se identificar, mas que se sentiu prejudicado com o que considera a entrega fraudulenta de certificados.




O candidato fez uma simulação no Portal IDEA, acusado de “facilitar” a entrega de certificados, antes mesmo do aluno terminar o curso. Na conversa em um aplicativo de mensagens, o candidato teve o cuidado de ir até um cartório, onde foi dada fé pública no documento.

Na conversa, obtida com exclusividade pelo ac24horas, o candidato pergunta como deve proceder para fazer o curso. Em determinado momento, a atendente, após explicar como funciona a promoção de até 10 certificados digitalizados por R$ 150 reais, adianta: “Você realizando o pagamento, já solicito a liberação dos Certificados”. A atendente diz ainda que é possível colocar data retroativa ao curso”.



A reportagem procurou a empresa no mesmo número onde foi feita a conversa com o denunciante. O Portal IDEA afirmou que o aluno se matricula em um curso de seu interesse e após verificar todo o conteúdo realiza uma prova de 5 questões. Caso seja aprovado, solicita o certificado e paga uma taxa de emissão. Afirmou ainda que a carga horária é flexível de 8 até 280 horas, mas negou que seja possível fazer a prova antes de concluir todo o curso.

Ocorre que a reportagem usou outro número para pedir informações. Ao solicitar que o certificado fosse emitido antes do curso, a atendente afirmou que não havia nenhum problema, bastando enviar o comprovante de pagamento para que seja liberado o certificado em até 24 horas. Ouça o áudio abaixo.


O denunciante registrou um boletim de ocorrências. “Vários candidatos ao cargo de agente socioeducativo adquiriram certificados falsos com a empresa de cursos digitais Portal IDEA e entregaram como título no domingo, dia também da prova objetivo. Eu não quero anulação do concurso, só espero que esses certificados não sejam reconhecidos”, afirma.


Ouça o áudio:



Fonte: Ac24horas 

Tecnologia do Blogger.