Plantão

Acre tem seis casos suspeitos de nova variante do coronavírus

FONTE: THAIS FARIAS - AC24HORAS





 O Acre tem até o momento seis casos suspeitos com infecção da nova variante do coronavírus (Sars-Cov-2). Nesta semana, a secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) enviou amostras para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), para avaliar os casos. Os resultados de confirmação ou não devem ser encaminhados ao estado em até 120 dias.

Enquanto isso, não há confirmação da nova cepa no estado. Por isso, o governo do Acre reforça a necessidade de a população manter os cuidados sanitários contra a contaminação do vírus, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Entenda

Desde que uma médica infectologista de Cruzeiro do Sul alertou para a chegada de uma possível nova variante do coronavírus (Sars-Cov-2) ao Acre, o principal laboratório de Rio Branco na pandemia, o Centro de Infectologia Charles Mérieux, passou a enviar amostras coletadas em pacientes infectados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, para analisar o caso.

A possível nova cepa do coronavírus que pode estar circulando no estado apareceu depois que o Hospital de Campanha do Juruá passou a receber pacientes graves de Manaus (Amazonas), devido ao colapso na saúde público do estado vizinho.

A informação foi dada pela infectologista Rita de Cassia Lima, que atua na saúde do Estado e do município. Para ela, esta seria, inclusive, a causa do maior contágio entre os jovens na região, incluindo aumento da gravidade dos casos e internações que vêm ocorrendo.

Segundo a infectologista, a variante do vírus está levando pessoas jovens sem comorbidades direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Na minha opinião, essa variante está causando todo esse aumento de gravidade dos casos, por isso a população precisa se cuidar e usar máscaras”, explica ela, lembrando que o Hospital do Juruá está com problema de falta de médicos e com baixa produção de oxigênio.

Tecnologia do Blogger.