Plantão

Apae Quinari é reaberta e quer fortalecer luta pelas pessoas com deficiência

Um novo ciclo se inicia na educação especial de Senador Guiomard, município localizado há 23km de Rio Branco (AC). Para o ano de 2017, o município contará com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae. O motivo é simples: fortalecer a união das pessoas com deficiência no município e prosseguir em lutar rumo à novas conquistas.

Dezenas de pessoas participaram da reunião. Foto: ContilNet


Em uma reunião, que aconteceu na última semana, familiares de pessoas com deficiência, membros da executiva estadual da associação, do poder legislativo e pessoas da gestão do prefeito do município, André Maia, reiteraram o compromisso com a educação especial e comemoraram a chegada da associação.

Para Marcia Lindoso, que aceitou a missão de presidir a Apae em Senador Guiomard, a chegada da instituição no município representa um novo ciclo que se começa nessa luta. “Luto há anos pela causa e ver que estamos progredindo em crescer me deixa feliz. Fico feliz também em poder contar com o apoio da prefeitura, na pessoa da secretária de educação, Márcia Silva, da Cecília Lima, presidente da Apae estadual, de deputados como o André Vale, que dispensou total apoio à nossa causa e pelos pais e amigos das pessoas com deficiência do município, que acreditam em mim, confiam no meu trabalho e estão comigo”.

Foto: ContilNet


Durante sua fala na reunião, a Secretária de Educação, Márcia Silva, destacou a importância a união dos poderes e comunidade para a realização de um bom trabalho. “Quando o André [prefeito] me chamou para fazer parte da sua gestão e me dispus a estar à frente de uma pasta, foi para fazermos diferente. Estamos à disposição, ficamos felizes com esse passo dado e é claro que a prefeitura está levantando essa bandeira junto com vocês”.

Cecília Lima, diretora estadual da Apae, falou dos novos desafios e da importância que a instituição tem no estado. “Ser instituição independente nos dá mais liberdade para lutar. Mas com isso, é claro que vem os desafios: como somos uma instituição sem fins lucrativos, contamos com a ajuda de pessoas que fazem as engrenagens funcionar. Estou há 30 anos nessa luta e sei que não é fácil manter uma instituição assim e ser instrumento de conquista para as pessoas com deficiência, mas confio na executiva que formamos em Senador Guiomard e sei que a luta aqui vai ser como deve ser”.

O município possui cerca de 21 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (Ibge), e mais de 60 famílias devem ser atendidas pela Apae.

Sobre a associação
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem-estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência.

As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.


Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários é a bandeira levantada pela associação, que está presente em todo o Brasil. (Com informações da assessoria)

Texto e fotos: ContilNet
Tecnologia do Blogger.