Plantão

Zika vírus e chikungunya: Quinari está em estado de alerta


Os dados da terceira edição do boletim epidemiológico de dengue, zika vírus e chikungunya no Acre foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 31, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A gerente do departamento, Eliane Costa, informou que até o momento não houve confirmação de zika vírus e chikungunya no Acre. Contudo, o Estado continua monitorando e notificando os casos suspeitos, e aguarda os resultados das amostras enviadas para análise no laboratório de referência, o Instituto Evandro Chagas (IEC).

Foto: Internet

De acordo com o informe, foram registrados, até o momento, 40 casos suspeitos de chikungunya, sendo 25 em Rio Branco, 12 em Xapuri e três em Cruzeiro do Sul. Desses, quatro notificações de Rio Branco já foram descartados pelo IEC – os demais seguem em investigação. Ressalte-se que dois desses pacientes residem no Envira (AM) e Porto Velho (RO).

São investigados, ainda, outros 38 casos de pacientes com suspeitas de zika vírus, dos quais três são de mães que tiveram bebês com microcefalia. A Sesacre aguarda os resultados dos exames para descartar ou confirmar a doença.

Outros 25 pacientes deram entrada nas unidades sentinelas (unidades de Pronto Atendimento e Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco), apresentando sintomas como febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo.
Índice de Infestação Predial

O último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) foi realizado em novembro de 2015, 14 municípios participaram da ação. O resultado do Índice de Infestação Predial (IIP) indica que quatro municípios estão em situação de risco de epidemia de dengue (Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia), seis em alerta (Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Porto Acre e Senador Guiomard) e quatro em situação satisfatória (Tarauacá, Sena Madureira, Manoel Urbano e Bujari).

Notícias do Acre
Tecnologia do Blogger.