Plantão

Secretaria Agroflorestal fortalece horticultura em Senador Guiomard


Carlos Aparecido recebe bomba para irrigação (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), está fortalecendo a produção de hortaliças em Senador Guiomard.

No último sábado, 7, o titular da pasta, Glenilson Figueiredo, esteve no município fazendo a entrega de materiais para agricultores familiares da região.

Um dos beneficiados é o produtor Carlos Aparecido, morador do Ramal Guarani. Carlão, como é conhecido, é exemplo de que não é necessária uma grande extensão de terra para produzir com qualidade e conseguir uma boa renda ao final do mês.

(Foto: Leônidas Badaró)
Em apenas um hectare, ele cultiva couve, cebola, pimenta, rúcula, jambu, alface, coentro e maxixe. A renda chega próximo a R$ 4 mil mensais.


“Esses materiais vão ajudar muito na minha produção. O que acontece muitas vezes é falta de vontade de produzir. Eu consigo tirar uma renda que sustenta toda minha família apenas com hortaliça em uma hectare”, destaca Carlão.

O produtor rural recebeu, da Seaprof, mangueira para irrigar a produção, bomba de água, tela, pulverizador e um carro de mão. O custo de todo o material se aproxima dos R$ 15 ml.

“A horticultura é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas pelos produtores familiares. Precisamos fortalecer ainda mais. A gente sabe que muitos deles não têm condições de adquirir o material, principalmente para irrigação, que permite a produção durante todo o ano”, afirma Glenilson Figueiredo.

Quem também acompanhou a entrega dos materiais foi o vereador do município Ney do Miltão, que elogiou a parceria. “Temos que incentivar nossos produtores rurais. Aqui em Senador Guiomard são centenas que sobrevivem da produção de hortaliças. Louvável a atitude do governo ao entregar esses materiais”, afirma.

Cerca de 200 produtores familiares de Bujari, Rio Branco e Senador Guiomard devem ser beneficiados com a entrega de materiais.

Notícias do Acre
Tecnologia do Blogger.