Plantão

Senador Guiomard não cumpre meta e registra segunda pior cobertura da vacina contra gripe no AC

Mesmo com a segunda prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, o Acre não atingiu a meta e até esta terça-feira (16), imunizou apenas 66,69% do público-alvo, o que corresponde a 113,4 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde para vacinação no Acre é de 170 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo.

Foto: Reprodução/TV Integração
Nem mesmo na capital, Rio Branco, a meta foi atingida. De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), apenas 48,5 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 73,91% de cobertura.

No dia 5 de junho a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que a campanha seria prorrogada pela segunda vez, até a última sexta-feira (12). Mas, de acordo com a gerente de Imunização do Estado, Dora Holanda, o sistema do Ministério da Saúde permanece aberto, e portanto, a campanha continua acontecendo. "A qualquer momento o sistema pode fechar, mas até que isso ocorra, vamos continuar vacinando a população. Esperamos que até a próxima sexta-feira (19) a gente consiga alcançar a meta", diz.

De acordo com Dora, 61% do público de crianças já foi vacinada, assim como 61,15% das gestantes e 60,90% dos indígenas. Porém, ela enfatiza que a maior dificuldade está em atingir a população da zona rural.

"Faltam apenas 4 mil crianças para se vacinar em Rio Branco. Pedimos que os pais levem seus filhos para se vacinar, e contamos com a ajuda da população", afirma.

Ainda segundo a gerente, a pior cobertura da vacina contra a gripe é no município de Porto Acre, distante 78 quilômetros da capital, onde apenas 26% do público foi vacinado, o que corresponde a 888 pessoas em um universo de 3298. Em segundo lugar fica o município de Senador Guiomard, distante 24 km de Rio Branco, que imunizou apenas 28% da população, que equivale a 1156 pessoas, e a meta é de vacinar 4076 pessoas.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população carcerária e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a vacina, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Fonte: G1 Acre
Tecnologia do Blogger.