Plantão

Iapen realiza casamento coletivo dentro de penitenciária e detentos de Senador Guiomard participam

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Cartório do 3º Ofício de Registro Civil, realizou nesta terça-feira, 9, um casamento coletivo. A ação promovida para os reeducandos das Unidades Penitenciária de Rio Branco ocorreu em uma tenda montada no interior no interior do presídio.

Foto: Agência de Notícias do Acre 


Durante o evento, 32 casais disseram “sim” e firmaram os compromissos de fidelidade. No total, casaram-se 27 reeducandos de quatro unidades penitenciárias da capital e um de Senador Guiomard. A reeducanda Jomara Kis se casou com Altemir Junior Rodrigues, que também cumpre pena em regime semiaberto.

“Esperei muito tempo por este dia, e ele chegou. Agora estamos prontos para começar uma nova vida, uma nova família”, disse Jomara.

O casamento coletivo é realizado uma vez por mês dentro do sistema penitenciário e é organizado pelo Núcleo de Apoio à Família (NAF), setor do Iapen responsável por atender às famílias e desenvolver atividades psicossociais. O núcleo conta com a parceria dos cartórios de Rio Branco para a realização do evento, sendo que, a cada mês, um cartório fica responsável pelo processo de habilitação ao casamento civil.

“Como coordenadora, eu me sinto muito satisfeita com esse trabalho, que promove cidadania aos reeducandos e seus familiares, pois para eles é um momento de recomeço e de novas esperanças com a nova família que se forma”, afirmou Jandira Bandeira, coordenadora do NAF.

Agência de Notícias do Acre
Tecnologia do Blogger.