Plantão

Fotos: Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas acontece no Quinari

Aconteceu, no último mês de fevereiro, o Projeto Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas do Acre. O objetivo do evento é a formação de arqueólogos para o estudo do patrimônio arqueológico do estado. A iniciativa é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), a Universidade Federal do Acre (UFAC), e a comunidade local.

As pesquisas arqueológicas aconteceram no sítio Sol de Campinas do Acre, no município de Senador Guiomard, e o sítio Espinhara, município de Porto Acre.

O projeto também ofereceu oficinas de educação patrimonial e visitas guiadas à escavação que está sendo coordenada pelo setor educativo do MAE/USP.

O primeiro módulo Laboratório do projeto, no campus da UFAC, foi até 04 de março de 2015. O objetivo é o treinamento em procedimentos laboratoriais para a continuidade das atividades de formação em arqueologia dos alunos que participaram do sítio-escola Sol de Campinas do Acre, realizado em novembro de 2014.

Os materiais escavados estão sendo estudados em Rio Branco e no Laboratório de Arqueologia dos Trópicos (Arqueotrop) do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Como parte do ciclo de atividades, nos próximos dias 26 de fevereiro e 03 de março vão ser apresentados, em duas palestras, os resultados do Projeto Pesquisa e Formação nos Sítios Arqueológicos Espinhara e Sol de Campinas do Acre, e os novos dados sobre a Arqueologia do estado no contexto da Arqueologia da Floresta Tropical.

Fonte: IPHAN (adaptado)
Tecnologia do Blogger.