Plantão

ZPE no Quinari nunca saiu do papel; conheça o único acreano que conseguiu estabelecer relações com o Peru


Gastaram milhões de reais de dinheiro público em diversas caravanas de políticos e empresários para realizar o sonho de integração do Acre com o vizinho Peru. O resultado foi praticamente nulo. Tirando a Estrada do Pacífico que se tornou uma opção para turistas acreanos irem a Cuzco e Lima não aconteceu nada na área comercial. 

unnamed69
Antônio Gouveia, o Tijolinho. Foto: AC 24 Horas
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, ainda não saiu do papel. Nenhuma indústria com interesse em vender aos vizinhos ou para os países do Pacífico, através do Porto de Matarani, se instalou por aqui. Nem mesmo uma linha aérea entre o Acre e o Peru se tornou viável. 

No entanto, um político acreano conseguiu tirar proveito do mercado peruano. Tijolinho (Sem Partido), depois da derrota para o Governo do Estado, em 2010, dedicou-se a vender alimentos para o Peru. Ele me contou que realizou diversas exportações e “ganhou alguns trocados”. Manteve seu negócio até recentemente baseado em Pucallpa, no Peru. 

Mas apesar dos lucros desistiu de continuar a sua empreitada devido a grande burocracia que envolve as exportações para o Peru.

Não aceite imitações
Tijolinho, que se considera o pai do projeto Ruas do Povo, tem realmente espírito empreendedor.  Depois de exportador o ex-candidato ao Governo do Acre vai ser agora concorrente das sandálias Havaianas. Já está tudo pronto para lançar um produto 100% acreano, as sandálias Passo a Passo Brasil.
De besta não tem nada
O político que queria valorizar os bambus acreanos para industrialização, que ele chamava de “bambures”, tem um elaborado plano de negócios. Investiu no design das Sandálias Passo a Passo de maneira a não deixar margem para ser processado por “plágio” pela poderosa multinacional brasileira Havaianas.
Política é o fim
Tijolinho me afirmou que não quer saber mais de política. “Não reconheceram as boas ideias que divulguei nas eleições de 2010. Só fizeram copiar algumas sem me dar crédito,” disse ele. Tijolinho também reclamou que tinha que tirar dinheiro de bolso para manter o seu partido, o PRTB. “Política é só prejuízo” afiançou.

Leia na íntegra a Coluna do Nelson Liano, no site AC 24 Horas
Tecnologia do Blogger.