Plantão

Presídio de Senador Guiomard já está lotado, presos são amontoados em DEFLA

A Delegacia de Flagrantes de Rio Branco vem recebendo presos não haver vagas no Sistema Prisional de Senador Guiomard e de Rio Branco, pelo menos dezoito detentos estão encarcerados naquela delegacia. Desses dezoito detentos, três foram detidos no dia 27 e os demais no dia 28. As celas das delegacias são para prisões provisórias. Os presos vão para delegacia para procedimentos legais e depois em menos de 24 horas são transferidos para o presídio, mas por motivo de super lotação os presos estão permanecendo nas delegacias.

Segundo Informações de parentes de detentos, os presos não estão tendo as refeições diárias e está há vários dias sem tomar banho. Os familiares relatam que o odor dentro das celas da Delegacia de Flagrantes – DEFLA é horrível, os sanitários estão entupidos por falta de água, falta papel higiênico, escovas de dente e vestuário.

Os agentes juntam garrafas PET no lixo para enchê-la de água para que os detentos possam beber, pois não tem bebedouros. As celas não possuem pedras e muito menos colchonetes para os detentos dormirem, não há também  celas diferenciadas para mulheres sendo que muitas vezes, elas sofrem o constrangimento de verem os detentos despidos.

ecos da noticia.fw

Os Presídios pedem socorro, a superlotação de presos em celas pequenas põe em risco a segurança de funcionários, devido o contingente de policiais reduzidos, e pelo portão que na maioria das vezes encontra-se aberto devido ao grande fluxo de ocorrências, facilitando uma possível invasão de outros criminosos para resgatar detentos, sendo que a distancia das celas para o portão é tem apenas dez metros. Não a previsão de quando os presos serão transferidos para o presídio.

A Juíza Luana Campos em maio, decidiu interditar os presídios, após constatar falta de sistema de segurança contra incêndio e pânico, circuito de segurança, e irregularidades no sistema higiênico – sanitárias, tais como esgoto e ambiente insalubre.

O secretário Renir Graebner na época tem um prazo de 45 dias para o estado fazer as adequações e reformas do FOC e na Unidade Prisional de Senador Guomard, além no término da obra do presídio feminino, aquisição de novas tornozeleiras e equipamentos para melhorar as condições de trabalho dos agentes.

Ecos da Notícia
Tecnologia do Blogger.