Plantão

Em reunião, AGEAC esclarece boatos sobre transporte público e PetroAcre anuncia novidades

Kellyton Lindoso, do Quinari Online

O jornalismo do Quinari Online recebeu algumas reclamações de populares em relação ao transporte público no município. Segundo informações, os veículos da empresa PetroAcre Transportes LTDA. são os mesmos da empresa anterior, Auto Viação Aiti. A população teme que os mesmos problemas com a antiga empresa – atraso e quebra constante de veículos, má qualidade nos serviços prestados, entre outros – se repitam com a nova empresa.

Em virtude disto, o Quinari Online participou de uma reunião, na última quinta-feira (20), na sede da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (AGEAC) para que sejam prestados maiores esclarecimentos aos munícipes. Participaram da reunião o Diretor Geral da AGEAC, Vanderlei Valente; os sócios da empresa PetroAcre Transportes, Marcelo Alves e Waldir Teixeira; e a ouvidora da AGEAC, Natalie Messias.

Veículos recebem constantes manutenções,
afirma sócio da empresa.
A maior dúvida dos munícipes era sobre a mudança de empresa: nos 10 primeiros dias de janeiro, os ônibus que prestaram serviços aos guiomarenses eram da Auto Viação Floresta (AVF), que atende ao transporte urbano de Rio Branco. Depois, veículos da PetroAcre entraram em circulação. Marcelo Alves explica o que aconteceu.

“Assumimos a operação das linhas de Senador Guiomard no dia 1º de janeiro. De forma urgente, a AVF nos emprestou alguns veículos para que não deixássemos o município sem atendimento, já que a Aiti havia parado de operar. É claro que para que seja feito uma produção de frota, leva-se algum tempo para que os veículos cheguem aqui, fora os custos e uma série de coisas”.

Ele conta que, após os 10 dias, os veículos da empresa AVF foram retirados de circulação, já que a empresa atende ao município de Rio Branco, com demanda maior de veículos.

“Enquanto trabalhamos com os veículos da Auto Viação Floresta, iniciamos uma negociação com a Auto Viação Aiti [empresa que prestava serviços em SG] para adquirirmos os melhores veículos, [do ano de] 2011, 2009. Adquirimos também alguns carros mais velhos, mas estes foram totalmente preparados para voltarem à atividade de forma segura, sem comprometer os serviços prestados a população”.

“Preparamos os carros e iniciamos a operação com eles no dia 11 de janeiro. De lá para cá, estamos acompanhando o desempenho dos carros e realizando eventuais manutenções e ações corretivas nesses carros”.

Já sobre a eficiência dos serviços que a PetroAcre vem prestando ao município, Marcelo traz boas notícias: de acordo com o Índice de Cumprimento de Viagem (ICV), que é uma pesquisa realizada para medir a eficiência do transporte público em determinada cidade, a eficiência do transporte do Quinari é superior a 95%.

“O fato de termos adquirido veículos da empresa antiga, não significa que teremos problemas na logística de transportes no município. A empresa anterior tinha problemas de manutenção, que já corrigimos este início de ano, e nossa tendência é melhorar cada vez mais”.

Outra novidade diz respeito ao sistema de segurança dos veículos: está totalmente operante e funcionando 24 horas por dia.

Novos ônibus já entraram em circulação, linha é estendida ao Complexo Penitenciário em dias especiais

E estas melhoras já podem ser sentidas no município: entrou em circulação, nesta semana, um veículo novo, ano 2013, para atender aos familiares de reeducandos – tanto de Senador Guiomard, como também da capital - que precisam se deslocar ao presidio do município em dias de visita (clique aqui e veja os dias e horários da nova linha de ônibus em Senador Guiomard).

“Nossa intenção é fazer um atendimento de qualidade ao município e, assim que necessário, realizaremos novos investimentos, trazendo novos veículos. Mas precisamos de tempo para isso”.

Quadro de horários de ônibus será reformulado, afirma sócio da PetroAcre

Agora, de acordo com Marcelo, a preocupação da empresa é em relação aos horários: a direção quer saber se o guiomarense está contente com os horários da linha de ônibus. Para isso, um estudo está sendo realizado para verificar as necessidades do município.

“Queremos saber se as demandas dos horários de pico e [horário de] fora de pico estão sendo contempladas de forma plena. É claro que exige muito trabalho, ainda mais se prestarmos atenção no período que estamos: início do ano é período de férias”.

E afirma: em março, um novo quadro de horários será anunciado, a fim de que os guiomarenses sejam atendidos de forma plena.

Novidades para os estudantes: compra de passes no Quinari e bilhetagem eletrônica em breve

Agora os estudantes de Senador Guiomard não precisam mais se deslocar a Rodoviária Internacional de Rio Branco para a compra de bilhetes de passagem. De acordo com informações, o próprio Terminal Rodoviário de Senador Guiomard, localizado em frente a Promotoria de Justiça de Senador Guiomard, está realizando a operação.

Outra novidade é a implantação, em breve, da bilhetagem eletrônica, com vários outros benefícios além da vantagem principal de não utilizar dinheiro no pagamento das tarifas (redes de integrações, gerência da rede de transportes, etc.).

AGEAC reafirma compromisso com a qualidade do transporte público

Já de acordo com o diretor geral da AGEAC, Vanderlei Valente, este é o compromisso do governo para com os munícipes: a qualidade nos serviços prestados.

Vanderlei Valente, diretor da AGEAC. Foto: G1
“Este é nosso compromisso para com todos os municípios do Acre: agregar qualidade na vida de quem usa o transporte público”.

Vanderlei reafirma também a presença de uma ouvidoria, para quaisquer esclarecimentos e reclamações por parte dos usuários. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria da AGEAC através do telefone: (68) 3214-2600 e do endereço eletrônico: ageac.ouvidoria@ac.gov.br.
Tecnologia do Blogger.